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Publicado: Quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

Mais sobre Yôga - parte 3

O texto abaixo foi extraído do livro Tudo Sobre Yôga do Mestre DeRose.

6. O Yôga tem algo a ver com religião?

Uma das demonstrações cabais de que Yôga não interfere com a religião é o fato de que as Universidades Católicas do Brasil formam instrutores de Swásthya Yôga, desde a década de 70. Tenho o privilégio de ter sido o introdutor desse curso e de ser seu ministrante desde então, em quase todas as Universidades Católicas, desde o Rio Grande do Sul até o Norte/Nordeste.

Em termos teológicos o que caracteriza a religião é o dogma de fé. Não tendo dogmas, não pode ser religião. O Yôga não os tem.

Além disso, o Yôga Clássico tem bases Sámkhyas. O Sámkhya é uma corrente naturalista e que, em algumas fases históricas, chegou a ser qualificada de materialista e ateísta! Então, o Yôga autêntico não pode sequer alimentar misticismo. Consulte documentação no capítulo Bibliografia discriminada.

Pessoas de todas as religiões praticam Yôga, inclusive padres e freiras católicos, pastores protestantes, judeus, budistas e xintoístas.

7. Se o Yôga não tem misticismo, de onde vem todo aquele espiritualismo e conceitos reencarnacionistas?

O Yôga não aplica tais conceitos. O reencarnacionismo e o espiritualismo pertencem a uma outra filosofia indiana chamada Vêdánta. Várias outras correntes de pensamento indianas também adotam tais conceitos, mas não o Yôga pelo fato de este não possuir teoria especulativa. O Yôga é estritamente técnico. Fique atento: quando alguém se propuser a falar sobre Yôga, mas abordar temas teórico-especulativos ou doutrinários, poderá estar ocorrendo má-fé.

As pessoas confundem Vêdánta com Yôga por falta de informação. Esta confusão é encontrada em muitos livros de Yôga, especialmente quando o autor for adepto do Vêdánta.

Na verdade, o Yôga não tem nem afinidade de origem com o Vêdánta. O Yôga Antigo, tanto o Pré-Clássico quanto o Clássico, era de linha Sámkhya. Ora, Sámkhya e Vêdánta são filosoficamente opostos entre si, já que o primeiro é naturalista e o segundo, espiritualista. Naturalista é a filosofia que atribui causas naturais a todos os efeitos. Espiritualista é a que atribui causas sobrenaturais.

A afinidade de origem do Yôga com o Sámkhya (e não com o seu oposto, o Vêdánta) encontra respaldo em toda a literatura sobre o assunto.

O próprio Bhagavad Gita, que não é literatura de Yôga nem de Sámkhya, associa o Yôga com o Sámkhya, e não com o Vêdánta, ao declarar: "Yôga é poder. Sámkhya, conhecimento. Quem possui Yôga e Sámkhya, nada mais tem a conquistar." Até o dicionário Aurélio concorda: "Yôga é a prática da filosofia Sámkhya." Excelente definição!

Yôga e Sámkhya, juntos, são denominados sanátane dwe, que significa "as duas mais antigas" ou "as duas eternas".

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