Colunistas

Publicado: Terça-feira, 29 de março de 2005

Mais sobre Yôga - parte 13

O texto abaixo foi extraído do livro Tudo Sobre Yôga do Mestre DeRose

22. Mas o Yôga foi criado há muito tempo e não há de servir para o homem moderno que vive noutra realidade cultural.

Poderíamos nos reportar à resposta anterior e perguntar se todas aquelas criações dos orientais surgidas há centenas e há milhares de anos ainda estão atualizadas e se ainda servem para nós...

Mas, vou preferir abrir mais uma comporta no bom-senso. O homem contemporâneo não é nem um pouco diferente dos seus ancestrais de 5.000 anos.

Um antigo filósofo grego escreveu, antes de Cristo, que não gostava da vida nas grandes cidades devido à poluição sonora, excesso de fumaça, gente demais, tráfego engarrafado, muita violência e corrupção. Ora, isso não mudou nada.

Nas escolas de oficias das Forças Armadas estudam-se as guerras de quatro mil anos, apesar dos avanços tecnológicos na área bélica, já que a estratégia militar é praticamente a mesma até hoje. Há, inclusive, o ditado: a História se repete.

O Homem não evolui tão depressa e continua sendo o mesmo. Aliás, por ironia, o Yôga que está fazendo superlativo sucesso no século XXI é justamente o Yôga Pré-Clássico: para o Homem mais moderno, o Yôga que agrada é justamente o mais antigo. Esse Yôga denomina-se Swásthya Yôga, após a codificação.

23. O que é o Swásthya Yôga?

Swásthya Yôga é o nome da sistematização do Yôga mais completo do mundo, Yôga Ultra-Integral, baseado em raízes muito antigas (Dakshinacharatantrika-Niríshwarasámkhya Yôga). A característica principal é sua prática ortodoxa denominada ahstanga sádhana (será explicado na próxima questão).

O Swásthya Yôga alcançou grande notabilidade, pois representa o reconhecimento de uma estirpe muito mais ancestral do que o Yôga Clássico. O Swásthya Yôga é a sistematização da linhagem Dakshinacharatantrika-Niríshwarasámkhya Yôga, pré-clássica, pré-ariana, pré-vêdica, proto-histórica: a mais antiga, portanto, a mais autêntica.

O fato é que jamais alguém se deteve a estudar o Yôga primitivo do povo drávida, que floresceu em Mohenjo Daro, no vale do Indo, a noroeste da Índia. Os atuais hindus são descendentes dos invasores arianos que chegaram milhares de anos depois e subjugaram os drávidas. A partir de então, tudo o que se referia à cultura dravidiana foi condenado à exclusão e ao esquecimento. O Yôga sobreviveu graças à sua arianização, o que equivale a dizer, graças à sua deturpação. Mediante a inversão diametral dos valores comportamentais antes vigentes no Yôga, ele se adaptou deixando de ser tântrico para ajustar-se à nova ordem brahmacharya e, assim, tornou-se aceito pelos aryas vitoriosos na grande guerra de invasão.

Por isso, quando apresentei a primeira codificação mundial do Swásthya Yôga ocorreu algo como uma revolução na história do Yôga. O mais interessante é que todos os fatos sobre os quais trabalhei eram dados conhecidos e publicados há tempos em obras conceituadas sobre História, Arqueologia, Antropologia, Yôga, Sámkhya, etc. Se houve algum mérito ele foi apenas o fato de combinar essas informações de tal forma que ninguém pudesse negar suas conclusões.

Os que tentam contestá-las, fazem-no mediante um discurso tão visivelmente emocional, e sem apresentar nenhuma documentação legítima, que perdem a credibilidade.

Sobre isso, não admita questionamentos gratuitos, nem blefes. Exija que o eventual contestador apresente provas, ou seja, um livro contendo os elementos fundamentais da nossa estrutura, conforme estudaremos na próxima questão, e com data de publicação anterior à do nosso Prontuário de Swásthya Yôga.

O livro mais antigo que encontramos sobre um Yôga possivelmente aparentado com o nosso chama-se Swásthya aur Yôgásana e foi publicado na Índia na década de 80, portanto, muitos anos depois do Prontuário de Swásthya Yôga ter tido várias edições no Brasil e na Europa, anos depois dessa obra ter sido introduzida nos mosteiros e bibliotecas públicas da Índia.

24. Em que consiste o Swásthya Yôga?

O Swásthya Yôga tem três características principais:

a) sua prática extremamente completa, em oito módulos;

b) a introdução do conceito das regras gerais de execução;

c) a execução das técnicas (ásanas, mudrás, bandhas, etc.),

formando seqüências encadeadas ou coreográficas.

A. A prática regular em oito partes denomina-se ashtanga sádhana e é constituída por:

1- mudrá (gesto reflexológico feito com as mãos);
2- pújá (retribuição de energia);
3- mantra (vocalização de sons e ultra-sons);
4- pránáyáma (domínio da bioenergia através de respiratórios);
5- kriya (atividade de purificação das mucosas);
6- ásana (posição física estável e confortável);
7- yôganidra (técnica de descontração);
8- samyama (concentração, meditação e outros estados mais profundos)

B. Com a sistematização do Swásthya Yôga, pela primeira vez na História aparece referência a regras gerais de execução num livro de Yôga. São regras de respiração, de permanência, de repetição, de localização da consciência e mentalização. Consulte as regras no livro Faça Yôga antes que você precise.

C. Resgatando uma forma primitiva, perdida na noite dos tempos, é reintroduzida a execução sem repetição e com passagens que estabelecem ligações entre os exercícios, permitindo melhor fluidez, numa seqüência que se convencionou chamar de coreografia.Para compreender você precisa assistir nosso vídeo de coreografias. O que você vai ver é um espetáculo de beleza que transcende sua mais fértil imaginação sobre o que sejam as técnicas corporais do Swásthya Yôga.

Comentários