Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lua Cheia de Virgem e Aprendizado Prático na Vida

Crédito: Banco de Imagens Lua Cheia de Virgem e Aprendizado Prático na Vida
Virgem é o único signo representado por uma mulher
Virgem é o único signo no Zodíaco representado por uma mulher, e (porque não?) pode estar associado ao arquétipo misterioso da mulher sábia, a anciã dos tempos, que pertence às mulheres de todas as idades: tem a idade da Terra e a contínua procura de novos aprendizados.

"Ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem."

No livro "A ciranda das mulheres sábias", Clarissa Pinkola Esthes descreve, com toda a propriedade de seus dez setênios, luminosas passagens da força da natureza feminina.
... A grande perspicácia, a grande capacidade de premonição, a grande paz, expansividade, sensualidade, a grande criatividade, argúcia e coragem para o aprendizado, ou seja, ser sábia não chega de repente, perfeitamente formada e se amolda como uma capa sobre os ombros de uma mulher de determinada idade.

A grande clareza e percepção, o grande amor que tem magnitude, o grande autoconhecimento que tem profundidade e amplitude, a expansão da aplicação refinada da sabedoria... Tudo isso é sempre uma "obra em andamento". Não importa quantos anos de vida a mulher tenha acumulado. Os fundamentos do que é "grande", em oposição ao que é "apenas comum", são conquistados no início da vida, no meio, mais tarde... Muitas vezes mediante enormes fracassos, elevações do espírito, decisões equivocadas e recomeços impetuosos. O que se recolhe depois do desastre ou da sorte inesperada... É isso que é moldado e então praticado pela mulher e seu espírito, coração, mente, corpo e alma... Até que ela se torne não apenas competente em seu modo ser paradoxalmente sábio... Mas também, muitas vezes, perfeita em seu modo de viver, enxergar e ser."

A Lua Cheia de Virgem transita por Peixes, que traz à Terra o encantamento e a sabedoria das mulheres feiticeiras. É um momento de celebração e agradecimento da força do feminino presente na nossa vida.

A Lua Cheia de Virgem está em Peixes
O horizonte está iluminado no amanhecer de hoje pela Lua Cheia de Virgem.
O Sol aparece na casa 12, enquanto a Lua em conjunção com Urano em Peixes reflete dimensão espiritual do discernimento do Sol de Virgem, na casa 6: de um modo muito prático mostra que devemos canalizar no nosso dia a dia o estado de pureza da evolução, da energia feminina de Virgem.
Uma das chaves de entendimento dessa Lua Cheia de Virgem é fazer uso de sua capacidade de escolha e arbítrio - de modo bem objetivo — abraçando tão somente o que está ao alcance dos seus braços, para estabelecer limites bem definidos para os próximos relacionamentos.

Algumas reflexões sobre Virgem

HOJE, o Sol em Virgem e a Lua em conjunção com Urano em Peixes ativam algum eixo de seu mapa. Todos nós temos o eixo Virgem-Peixesem alguma área de nossa vida, e é justamente onde precisamos estar atentos para não perder nenhum detalhe, pois a vida manifesta sua diferenciação através dos mínimos detalhes, mas não podemos nos prender excessivamente aos detalhes, com o risco de perder a noção do contexto e a visão do todo.

"É o rato roendo o pedacinho de queijo sem perceber a aproximação da águia."

Em tais casos, a vida nos devora em suas miudezas e deixamos de contribuir efetivamente com a nossa grandeza, mesmo que seja a grandeza da pequena diferença que fazemos na vida dos outros.

HOJE, o Sol em Virgem e a Lua em conjunção com Urano em Peixesiluminam algum eixo de seu mapa. Podemos entrar ali, nessas casas e procurar o detalhe, aquela particularidade que realmente pode fazer uma grande DIFERENÇA em nossa vida, e na vida das pessoas que nos cercam. Há uma exigência de colocar tudo no devido lugar, arrumar a casa, FAZER BEM FEITO - quase perfeito - não para SER O MELHOR, mas para fazer o melhor que podemos fazer. Mas esteja atento, mesmo o melhor de nós não pode agradar a todos - e não temos que agradar a todos, ninguém pode fazer todo mundo feliz! Então não deixe fazer a sua parte com medo de desaprovação.

Só existe perfeição onde não há falhas, defeitos. Para encontrar a perfeição nosso olhar precisa buscar onde está a falha, e esse foco evidencia o erro, privilegia e valoriza o erro. Para o perfeccionista, um pequeno erro desvaloriza a obra inteira, desqualifica o autor e isso é olhar a vida pelo lado negativo. Podemos escolher o olhar que lançamos sobre toda experiência de vida. A simples apreciação de uma rosa pode ter pelo menos duas perspectivas - escolha a sua!
- "Que rosa bonita. Mas quantos espinhos!"
- "Quantos espinhos, mas que rosa bonita!"

Tudo na vida tem um lado bom e outro não tão bom, o lado negativo, não perfeito. Isto é assim porque somos seres em constante aperfeiçoamento. Somos nós mesmos que damos o acabamento à obra, à criação, através do que fazemos, pois nos tornamos aquilo que fazemos sempre. não o que fazemos de vez em quando. Sou astrólogo porque minha vida está completamente comprometida diariamente com a Astrologia, há mais de 20 anos, através dos estudos e pesquisas, dos artigos que escrevo e compartilho das entrevistas, dos inúmeros atendimentos que faço todos os dias, dos cursos freqüentes e palestras em congressos e simpósios. Mas não tenho a ilusão de que vou agradar a todos, mas nem por isso me impeço de seguir em frente na direção do meu aperfeiçoamento, porque não estou sob julgamento.

A visão crítica e autocrítica é necessária, mas não podem ser restritivas, fechadas - e muito menos se tornar uma forma de sabotar a possibilidade de alcançar o melhor resultado, por achar que não nunca está pronto, como justificativa para não realizar o que é preciso ser feito.

A compreensão do erro é melhor forma de aprender com a experiência.
Comentários