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Publicado: Segunda-feira, 18 de março de 2013

Localização de uma atividade econômica

Crédito: Google Imagens Localização de uma atividade econômica
Teoria de Von Thunen

São muitos os teóricos sobre a localização de atividades econômicas. Fiquemos com tres deles: Von Thunen, Alfred Weber e August Losch.

A inserção do elemento espaço na teoria econômica foi responsabilidade dos teóricos da localização. Onde produzir com a máxima eficiência, tendo em vista a distribuição espacial dos recursos produtivos e da população consumidora, tem constituído a preocupação principal dos produtores. As diferentes localizações das atividades, refletem a distribuição espacial dos recursos e o estado das técnicas vigentes. Mudanças na tecnologia, nos meios de transporte e da produção, o esgotamento das fontes de matérias-primas e o deslocamento das populações alteram a matriz das localizações possíveis.

Esta dinâmica determina a estruturação das diferentes regiões do sistema nacional. As empresas alteram a localização da própria matriz, ou deslocam estrategicamente novas filiais no território, em função dos custos de transporte, da dotação regional de recursos e dos mercados. Portanto a teoria da localização se insere em um contexto dinâmico e não estático. Esse dinamismo é muito mais rápido nos dias atuais pelo progresso nos meios de comunicação e transportes. No passado, havia maior rigidez quando a localização da empresa tendia a próxima das fontes de matérias-primas ou junto ao mercado consumidor mais relevante. Saber onde produzir com a máxima eficiência era relativamente fácil. Isto explica também em parte porque os economistas preocupavam-se mais com as questões como produzir e quanto produzir. Com o desenvolvimento dos meios de transporte e a redução do peso dos produtos, pela utilização de materiais mais leves, como os plásticos substituindo os metais e a miniaturização, e com o surgimento de centros urbanos mais distantes, a matriz de localizações possíveis ficou mais variada e complexa.

A questão fundamental do desenvolvimento regional é saber por que as empresas se localizam em determinada área. Dada a tecnologia e a distribuição espacial dos consumidores e dos insumos, a fim de maximizar lucro, a empresa escolherá o local de menor custo de produção e de transporte. As receitas e os custos variam no território, a localização de máximo lucro é aquela que apresenta o maior diferencial entre receitas totais e custos totais (RICHARDSON, 1975, p. 89).

VON THUNEN e a concorrência pelo uso da terra.

Von Thunen (1783-1850) integrou o território na análise de renda fundiária ricardiana. Ao analisar a localização agrícola ele formulou o princípio da produtividade marginal ao enfatizar que o rendimento do capital fica determinado pela produtividade da última quantidade de capital empregada (MARSHALL, 1982, p.6). Também foi pioneiro do custo da oportunidade: a receita do produto deve ser maior do que qualquer outro que possa ser cultivado na mesma terra e seu preço precisa cobrir os custos de produção e de transporte até o mercado.

No seu modelo, as terras possuem uma superfície uniforme e mesma fertilidade; a mão de obra representa as mesmas quantificações e custos. A produção visa abastecer o mercado central único, em resposta aos preços. Os produtores procuram ficar o mais próximo possível dos consumidores. Há informação completa e maximização de lucro. A distribuição espacial dos centros urbanos influencia nos preços, as rendas da terra, áreas de cultivo e as espécies cultivadas em cada zona. Haverá tendência à aglomeração de algumas atividades no centro urbano e dispersão de outras em direção das zonas rurais. A força aglomerativa e a acessibilidade ao mercado: as forças de dispersão são os custos dos aluguéis no centro e a maior disponibilidade de espaço e terras mais baratas em direção da periferia. O produtor mais próximo do mercado disporá de um elemento de monopólio, o que introduz uma imperfeição na concorrência (AYDALOT, 1985, p. 29).

Os preços de mercado elevam-se, portanto, com o aumento da distância dos locais de produção ao mercado central. Os produtores mais próximos do mercado, para produtos idênticos, auferem uma renda de situação. Isso ocorre porque o preço do mercado fica determinado no local de produção mais distante do centro urbano, ou margem de cultivo (fronteira agrícola).

No Brasil, Ruy Leme aplicou o modelo de Von Thunen para verificar se o desenvolvimento de culturas energéticas (cana-de-açúcar, mandioca, sorgo e madeira) deslocaria culturas alimentícias (arroz, feijão, milho e trigo) para áreas mais distantes dos centros urbanos, após a implantação do Programa Nacional do Álcool, com a consequente elevação dos preços dos alimentos e a  aceleração do processo inflacionário. O resultado é conhecido por todos nos.

ALFRED WEBER e a localização ótima de uma empresa industrial.

Alfrel Weber supôs uma superfície plana e homogênea, em que as tarifas de transporte são constantes em todas as direções. Considerou a existência de alguns centros de consumo e um número limitado de fontes de matérias-primas. Classificou como fatores gerais da localização, por afetar todas as indústrias indistintamente, os custos de transporte e do trabalho e a renda da terra (aluguéis). Os fatores especiais são os que influenciam apenas algumas indústrias, como a pericibilidade de matéria-prima, a influência do grau de umidade do ar no processo produtivo e a disponibilidade de água. Esses fatores levam as indústrias a se aglomerarem em determinados lugares ou a se dispersarem no território. Algumas se orientam para a fonte de materia-prima, outras para os locais onde a mão de obra é abundante ou barata: outras escolhem centros congestionados com renda da terra elevada (aluguel alto). As indústrias que se orientam para centros específicos estão sob a influência de fatores regionais de localização (WEBER, 1969, p. 20-21).

Na teoria weberiana, a empresa procura a localização que minimize os custos salarias ou os custos de transporte de matérias-primas e de produtos acabados. Existem cinco situações possíveis:

A)Custos salarias constantes: a localização ótima é a que minimiza os custos de transportes. Indústrias que perdem peso no processo produtivo tendem a se localiza junto à fonte de matéria-prima relevante.

B)Custos salarias variáveis e custos de transportes sem diferenças relevantes de um local para outro: a empresa escolherá o local de menos custo salaria

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