Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lions Clubs de Itu - 52 anos de bons serviços

Crédito: Site Lions Clubs International Lions Clubs de Itu - 52 anos de bons serviços

O Lions Clubs de Itu comemora neste dia 23 de outubro, 52 anos de fundação.

Valoroso clube de serviços à comunidade de nossa cidade e do mundo, o Lions Clubs International, teve início no distante ano de 1917, quando Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, fez uma pergunta simples que também era um sonho: e se as pessoas usassem seus talentos trabalhando pela melhoria da comunidade em que vivem?

Sabia Melvin Jones que a humanidade caminha nas perguntas e não nas respostas. A busca da resposta a sua pergunta mudou a vida de muitas pessoas em todo mundo. Quase 100 anos depois, o Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,35 milhões de sócios, distribuídos em mais de 46.000 clubes. São inúmeras as histórias de Leões agindo pelo mesmo ideal: vamos melhorar nossas comunidades.

Apenas três anos depois de ser fundado, em 1920, o Lions tornou-se internacional com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México em 1927. Nas décadas de 50 e 60 a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África.

Em sua brilhante trajetória, o Lions Clubs chegou em 1925 com Helen Keller discursando na Convenção do Lions Clubs International em Cedar Point, no Estado de Ohio, EUA, e desafiando os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, os Leões (como são chamados os membros do Lions), trabalharam incansavelmente para ajudar os cegos e deficientes visuais.

O tempo não para e a bravura dos Leões em atender as comunidades também não. Em 1945, chegou o momento de cimentar uma relação duradoura com as Nações Unidas. O Lions Clubs foi uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU, e desde então sempre apoiou suas deliberações.

Chegou juntamente com o ano 1957 a vez da juventude. O Programa Leo nasceu para oferecer aos jovens do mundo todo, uma oportunidade de desenvolvimento pessoal através do voluntariado. Hoje existem mais de 144 mil Leos e 5.700 Leo Clubes espalhados em mais de 140 países em todo o mundo.

Chegamos a 1968 e o crescimento do Lions, fez surgir a Lions Clubs International Foundation, a Fundação do Lions Clubs, que auxilia os Leões de todo mundo em projetos humanitários globais.. Através da Fundação, os Leões atendem às necessidades da comunidade em que vivem e também de outras comunidades pelo mundo.

Em 1990 é a vez do lançamento do programa SightFirst. Por meio do SightFirst, o Lions está restituindo a visão e prevenindo a cegueira em escala mundial. Lançado em 1990, os Leões já arrecadaram mais de US$ 346 milhões para este programa. O SightFirst combate as principais causas da cegueira: catarata, tracoma, oncocercose (cegueira dos rios), cegueira infantil, retinopatia diabética e glaucoma.

Hoje, o Lions Clubs International amplia sua missão de serviço a cada dia – nas comunidades locais e em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os seus serviços variados, abrangendo desde a visão, saúde, juventude, idosos até o meio ambiente até auxílio humanitário para vítimas de catástrofes. A rede internacional cresceu e já abrange mais de 207 países e regiões geográficas.

Parabéns e muito obrigado, presidente José Geraldo Zaparolli, Leões e Domadoras ituanas, pelos 52 anos de bons serviços prestados à nossa comunidade. Continuem firmes na luta pela melhoria das classes mais necessitadas.


Fonte: Site Lions Clubs International
http://www.lionsclubs.org/PO/

Comentários