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Publicado: Sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Leader Coaching - Habilidade de Escutar

Para fechar o primeiro mês dessa coluna, convidei um grande amigo para contribuir acerca do assunto Leader Coaching. Paulo Teixeira é Master Coach, especialista em gestão estratégica de pessoas com ampla experiência nessa área e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Boa Leitura a todos!

Muito se tem dito, pensado e escrito sobre Coaching, por isso não gostaria de chover no molhado, porém confesso ser difícil!

Em poucas palavras, o Coaching se divide em três partes interligadas, mas que são diferentes, a saber: Life Coaching, Executive Coaching e Leader Coaching. O processo de Life Coaching tem como finalidade apoiar o coachee a esquadrinhar o seu estado atual, antes disso, conhecê-lo (ou reconhecê-lo, em alguns casos), e desejar um estado futuro, basicamente trabalhando o comportamento em sessões. O Executive Coaching tem como finalidade apoiar a meta da empresa, esquadrinhando o estado atual e apoiando um estado futuro, essencialmente trabalhando com competências em sessões. Por fim temos o Leader Coaching, que trabalha desempenho, reconhecimento e desenvolvimento de equipe podendo ser desenvolvido ou não em sessões.

Para ser um Leader Coach, o indivíduo não necessariamente precisa ser um profissional na área do coaching e sim ter uma postura coach. Mas qual a diferença entre o profissional coach e a postura coach? O profissional coach possui ferramentas testadas e aprovadas, desenvolvendo seu trabalho através de perguntas assertivas. A postura coach se dá entre o relacionamento do líder e do liderado, no “falar” e no “perguntar”, neste caso o “falar” gera desempenho e o “perguntar” desenvolvimento.

Um profissional coach é um Leader Coach, mas o Leader Coach não necessariamente é um profissional coach. Uma das características mais importantes de um Leader Coach é a escuta intencional.

Segundo Peter Senger, "escutar significa prestar atenção ao que está sendo dito por trás das palavras. Você escuta não somente a ‘melodia’, mas a essência da pessoa falando. Você escuta não somente porque alguém sabe algo, mas porque alguém é o que é, e assim, escutar por trás das palavras os significados que lá estão."


Para John Powell, “em um diálogo, escutar é mais do que ouvir os significados das palavras… Na verdadeira escuta, conseguimos ir para detrás das palavras, ver através delas e encontrar a pessoa que está se revelando nelas. A escuta é uma busca do tesouro da pessoa real, que é revelada pela linguagem verbal e não verbal.”

Conforme Stephen Covey “procurar entender primeiro envolve uma grande mudança de paradigma. Normalmente, nós primeiro queremos ser entendidos. A maioria das pessoas não escuta com a intenção de entender, mas com a intenção de responder, elas estão ou falando ou se preparando para falar, elas estão filtrando tudo através de seus paradigmas, lendo suas autobiografias na vida das outras pessoas”.

De acordo com James C. Hunter, “há quatro maneiras essenciais de nos comunicarmos com os outros – ler, escrever, falar e escutar. As estatísticas mostram que na comunicação uma pessoa gasta em média 65% do tempo ESCUTANDO, 20% falando, 9% lendo e 6% escrevendo. No entanto, somos treinados a ler e escrever, e não somos estimulados à prática de escutar”.

Um Leader Coach precisa desenvolver a habilidade de ESCUTAR INTENCIONALMENTE!

 

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