Publicado: Sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Lazer e desenvolvimento
Será que Itu tem muitas opções de lazer para os jovens? Se fizermos uma análise mais profunda, percebemos que não possui opções para toda a população, principalmente na região central.
A maioria das cidades tem uma avenida de barzinhos, um local de encontro de todas as idades, com horário para começar, mas sem horário para terminar.
Vejo com grande preocupação esta falta de locais para o divertimento, principalmente para os mais jovens. Estas pessoas acabam não gostando da própria cidade em que vivem e procuram o lazer em cidades vizinhas.
Conversando com várias pessoas, a reclamação é constante e repetida. “Aqui não tem o que fazer à noite!”
O que é possível fazer para melhorar esta situação em Itu?
Primeiro, devemos escolher alguns locais para desenvolver pólos de lazer. Vejo na região central de Itu pelo menos dois locais que poderão se transformar em opções para divertimento, acessíveis e sem grande luxo, para bater papo e conversar sem grandes compromissos.
O Largo do Bom Jesus - que a meu modo de ver tem uma cara de Vila Madalena de São Paulo - poderia ser uma dessas opções. Ali tem vários imóveis que poderiam se transformar em belos restaurantes e bares de bom nível, para a freqüência da população em geral. É claro que se deve levar em conta a existência de moradores nesta região, devendo ser feito um trabalho muito bem elaborado para transformação natural desta região em um pólo de entretenimento noturno, sem prejuízo dos moradores.
Outro local que a meu ver seria excelente para, daí sim, a criação da avenida dos barzinhos, é a Rodovia da Convenção, que liga Itu à Salto. Esta rodovia, que de fato já é uma avenida, tem todas as condições de suprir esta necessidade de opções, inclusive resolvendo um problema das duas cidades.
O importante é a conscientização de que o lazer é fundamental para que a população goste da própria cidade, que este tipo de entretenimento é muito positivo para a economia local e que é perfeitamente possível a convivência saudável entre aqueles que procuram o lazer e aqueles que moram na região, obviamente com as devidas regulamentações e de forma organizada e planejada.
Estes pólos de lazer, além de proporcionar orgulho e gosto do local à população, são bem democráticos, pois existem opções para todos os gostos e condições sociais, similar ao que acontece nos bares a beira das praias, aonde toda a população tem acesso.
Quem sabe conseguiremos, de forma planejada, fazer de Itu uma cidade melhor para a juventude.
A criação de novas opções de lazer é um grande trunfo para a implementação do desenvolvimento turístico da cidade, pois além de servir aos moradores, é claro, servirá também aos visitantes.
Comentários