Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

José também anuiu

 

IV DOMINGO DO ADVENTO – 22.12.2013

Liturgia do Ano “A” – Evangelho (Mt. 1, 18-24

...............................................................................................................................

“” A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.

Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse:

“José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu por ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o povo de seus pecados”.

Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta:

“Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”.

Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

...............................................................................................................................

Se houver consideração e entendimento do que aconteceu com Maria e José, preparando-os para o milagre da concepção dela e ele a assumir a paternidade de Jesus, poderia ser dito que os fatos assumem, a um só tempo, sinais de algo sobrenatural e eminentemente divino, junto a uma reação amena, de ampla aceitação e credulidade.

Em outras palavras, exatamente pela condição de pessoas simples mas acima de tudo tementes a Deus, não se fizeram pasmos nem fugiram assustados. ,Acreditaram e aceitaram a missão.

Não poucas vezes o homem é precipitado ou incrédulo. Tenta fugir logo a uma possível dificuldade ou dá de ombros a sinais que Deus sugere de momento a momento.

Esquivar-se, uma saída simplória.

Praticamente a festejar o Natal, saiba-se agradecer a humildade dos pais de Jesus.

O sim de Maria, já tinha acontecido e, neste passo, também José acaba por anuir aos desígnios do Senhor.

João Paulo


 


v

Comentários