Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jornada da Caridade na Diocese de Jundiaí

Jornada da Caridade na Diocese de Jundiaí
Participe da Jornada da Caridade: seja um sinal da fé!

No dia 22 de junho acontece na Diocese de Jundiaí a Jornada da Caridade. Trata-se de um grande evento envolvendo todas as Pastorais Sociais, Movimentos e Entidades que atuam, de alguma forma, com questões sociais. Entre tantos envolvidos, posso citar as pastorais: da Criança, da Saúde, da Mulher, do Menor, Fé e Política, da Sobriedade, da Pessoa com Deficiência, da Moradia, da Pessoa Idosa, do Mundo do Trabalho, Carcerária, da Campanha da Fraternidade, etc.

O evento foi planejado, neste Ano da Fé, para ser um grande sinal visível da dimensão social da Igreja Católica na região. De fato, são inúmeras as obras sociais desenvolvidas pelos agentes e fiéis nas 11 cidades que compõe a Diocese. Infelizmente, nem sempre tantos trabalhos têm a visibilidade que merecem perante a sociedade.

Recordando a Carta de São Tiago, sabemos que a fé sem obras é uma fé morta. A fé é um dom, é nossa resposta ao amor de Deus. E a caridade é a manifestação concreta dessa fé que carregamos no coração. A fé não pode ser vivida sem a caridade. E caridade sem a dimensão da fé, acaba sem sentido. Enfim, fé e caridade se completam. A Jornada da Caridade, neste Ano da Fé, deve ressaltar cada vez mais este aspecto.

Se você atua em alguma das Pastorais Sociais; se você participa de algum Movimento que realiza uma obra social; se você trabalha numa entidade beneficente; seja você funcionário, voluntário, agente ou colaborador: é muito importante a sua participação.

Será um momento de troca de experiências e de encontro com outras pessoas que têm os mesmos objetivos; de formação com o Padre Manoel Godoy, convidado para a palestra; de espiritualidade, ao recebermos a indulgência plenária determinada pelo bispo diocesano Dom Vicente Costa.

Sinceramente, já estou um tanto cansado de ver as pessoas em geral apenas falando mal da Igreja Católica. Fazem críticas nem sempre construtivas e isso é desonesto. É claro que nossa Igreja tem defeitos. Porém, não se pode negar o grande número de pessoas e instituições ligadas à Igreja Católica que prestam grandes serviços à sociedade no atendimento a crianças, jovens, idosos, homens, mulheres, doentes, encarcerados, etc.

A Jornada da Caridade é a grande ocasião de unir forças e mostrar quanto bem nós católicos produzimos em nossa Diocese. O evento acontecerá no dia 22 de junho, das 8h às 12h, no salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizado à rua Humberto Primo, 103, no bairro Colônia, em Jundiaí. Mais informações podem ser obtidas na Cáritas Diocesana, pelo telefone (11) 4583-7472 ou pelo site www.caritas.dj.org.br

Comente na sua comunidade, na sua paróquia. Fale com seu pároco, com o seu diácono. Converse com os que gostam e atuam nas Pastorais Sociais. Leve adiante esta notícia da realização da Jornada da Caridade. Assim, todos juntos poderemos louvar a Deus e pedir forças para nossos trabalhos.

Amém.

- Acompanhe o Programa Amém todas as terças-feiras, das 20h às 22h, na Rádio Nova Itu 105,9 FM ou em www.novaitufm.com.br

Comentários