Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Jogos Olímpicos - XII

Em 2004 os Jogos Olímpicos voltaram para casa, 108 anos após os I Jogos da Era Moderna em Atenas. Para lá, onde os Jogos se iniciaram, tanto na antiguidade quanto na era moderna, dirigiram-se pela primeira vez na história todos os países do mundo com um comitê nacional olímpico, no total de 201 nações e mais de 11.000 atletas, durante o período de 13 a 29 de agosto de 2004, disputando 28 esportes.
 
Após um difícil período de controvérsias, sobre a capacidade da Grécia de realizar os Jogos, causado pelo atraso nas obras planejadas pela organização do evento, Atenas contou com uma popularidade nunca antes observada nos Jogos Olímpicos. Mais de três bilhões e setecentos milhões de pessoas através de todo o mundo acompanharam as competições ao vivo, através dos mais modernos meios digitais de rádio e tele-difusão, além da novidade da transmissão também ao vivo pela Internet em alta velocidade, realizada por algumas grandes redes de comunicação.
 
Jamais em alguma Olimpíada do período pós-guerra o espírito olímpico esteve mais forte entre os atletas que disputaram o arremesso de peso nas ruínas conservadas de Olímpia, no mesmo lugar de disputas de 3.000 anos atrás ou os arqueiros acertando seus alvos em pleno Estádio Panathinaikos, o pioneiro local dos I Jogos de Atenas, completamente remodelado.
 
Antes dos Jogos de Atenas, pela primeira vez a tocha olímpica deu a volta ao mundo, passando por países de todos os continentes antes de voltar a Atenas. A cubana Yumileidi Cumba tornou-se a primeira atleta campeã olímpica no sítio sagrado de Olímpia, 1.500 anos depois do último grego, ao vencer o arremesso de peso feminino.
As piscinas pertenceram ao norte-americano Michael Phelps, o novo fenômeno da natação, que conquistou seis medalhas de ouro num total de oito ganhas, tornando-se o maior dos nadadores olímpicos depois do lendário compatriota Mark Spitz.
 
Pela primeira vez, a Grécia anfitriã conquistou medalhas olímpicas de ouro no Judô e nos saltos sincronizados. A Argentina ganhou suas primeiras medalhas de ouro após um hiato de 52 anos, no basquete masculino – derrotando os profissionais norte-americanos da NBA na semifinal – e no futebol.
 
O marroquino Hicham El Guerrouj, depois de duas olimpíadas frustadas tentando a vitória, finalmente tornou-se campeão olímpico não só na sua prova principal, os 1500m, quanto também nos 5000m. Depois dos jogos, Hicham foi eleito para membro do Comitê Olímpico Internacional.
 
A China mostrou seu poderio de potência olímpica, em preparação para os Jogos de Pequim em 2008, ganhando 32 medalhas de ouro num total de 63 e colocando-se só atrás dos Estados Unidos no ranking de medalhas. O atirador Ahmed Almaktoum conquistou a primeira medalha de ouro dos Emirados Árabes Unidos em Jogos Olímpicos.
 
O grande drama de Atenas aconteceu novamente na maratona. A corrida feminina viu a favorita absoluta e recordista mundial da distância, Paula Radcliffe da
Comentários