Colunistas

Publicado: Terça-feira, 2 de setembro de 2008

Jogos Olímpicos - VI

Em 1900, os Jogos Olímpicos foram realizados na França, juntamente com uma exposição internacional, porque a comissão organizadora temia o fracasso daqueles. O número de países participantes cresceu, passando dos 13 da primeira Olimpíada, para 22 em Paris. Nesses jogos, um fato interessante é merecedor de registro: a competição de natação incluía prova de obstáculos, na qual os nadadores tinham que subir em mastros ou passar por barricadas submarinas. A improvisação também imperou: a piscina era um pedaço do Sena. O destaque dessa olimpíada foi o atleta americano Alvin Kraenzlein (1876 – 1928), ganhador de quatro medalhas de ouro em provas individuais de atletismo: 60 m, 110 m com barreiras, 200 m com barreiras e a de salto em distância.
 
Em 1904, em Saint Louis, EUA, as Olimpíadas também foram realizadas junto com uma Feira Mundial, também pelo mesmo motivo anterior. Dessa olimpíada participaram 687 atletas, americanos em sua maioria. Entre eles, apenas seis mulheres competiram, todas nas provas de arco-e-flecha. Na maratona ocorreram dois fatos interessantes. O primeiro com o cubano Felix Carvajal, que cismou que poderia repetir o feito de Spyridon Louis, mesmo sem ser atleta e muito menos corredor. Saiu de Havana sem um tostão no bolso, pedindo ajuda em praça pública, até conseguir o suficiente para a viagem. Por um milagre, conseguiu o quarto lugar. O segundo episódio da maratona ocorreu com o competidor americano Fred Lorz, ganhador da prova, e que recebeu a medalha da filha do presidente Roosevelt. Logo depois, ao descobriram que Lorz havia feito parte do percurso utilizando um veículo, ele foi desclassificado.
 
Em 1908, os Jogos Olímpicos foram realizados em Londres. Durante os jogos houve muita chuva, o que acabou por prejudicar bastante as competições. O grande herói desses jogos foi novamente um competidor da maratona, o italiano Dorando Pietri. Esse atleta correu todo o percurso até que lhe faltou fôlego nos últimos metros. Pietri caiu várias vezes na pista e foi ajudado pelos juízes mais de uma vez, até cruzar a linha de chegada antes do atleta americano John Hayes. O atleta italiano acabou sendo desclassificado, mas levou um prêmio instituído pela Rainha Alexandra, que ficou comovida pela sua atuação.
 
Em 1912, os Jogos Olímpicos foram realizados em Estocolmo, na Suécia. Os suecos se dedicaram na organização, de forma que esses jogos foram os primeiros jogos realmente organizados da era moderna. O grande herói dessas olimpíadas foi o índio americano Jim Thorpe, ganhador das medalhas de ouro no pentatlo e no decatlo. O Rei Gustavo V, ao apertar-lhe a mão, disse-lhe: “Você é o maior atleta do mundo”. Logo em seguida, nos EUA, uma campanha racista acabou por solicitar ao Comitê Olímpico que lhe cassasse os títulos e as medalhas. E isso realmente aconteceu. Somente trinta anos depois de sua morte, é que ele foi reabilitado, com o Comitê Olímpico Americano reconhecendo a injustiça cometida.
 
Em 1916, os Jogos Olímpicos não foram realizados uma vez que acontecia a 1ª Guerra Mundial. Em 1920, as Olimpíadas foram realizadas em Antuérpia, na Bélgica. Muitos atletas não mais participariam, pois morreram nas batalhas da guerra que acabara há dois anos. Nesses jogos surge o lendário finlandês Paavo Nurmi, que iniciou sua brilhante carreira de vitórias nas provas de fundo que disputou nessa e nas duas olimpíadas seguintes.
Comentários