Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 31 de julho de 2013

João dos Santos Bispo, um gigante da educação

Crédito: itu.com.br João dos Santos Bispo, um gigante da educação
Figuras como o Professor Bispo deveriam ser multiplicadas, especialmente nos dias de hoje, tão carentes de gigantes morais, intelectuais honestos e com legítimo interesse na educação dos jovens.

O pequeno homem impressionava pela grande estatura moral. Gestos elegantes, fala estudada, serena, João Bispo foi um gigante da educação. Dirigiu por vinte e dois anos o Colégio Regente Feijó que foi referencia em educação em nossa região. Os melhores anos do Regente estiveram nas mãos do Professor João dos Santos Bispo que soube administrar a instituição, os professores e os alunos, formando várias gerações de estudantes que viriam a constituir o cerne da sociedade ituana por muitas décadas.

Os jovens que pela primeira vez saiam de seus lares para iniciar a etapa secundária da vida estudantil, se apresentavam no Regente desorientados, afoitos e ávidos por descobrir um mundo novo de estudos e relacionamentos. À porta do Colégio encontravam a pequena figura do Professor Bispo, as mãos cruzadas sobre o abdômen, um sorriso nos lábios e um olhar de acolhimento e boas vindas. Daí em diante cruzariam com ele pelos corredores, no pátio, nas salas de aula, nas cerimônias oficiais, sempre atencioso e interessado na evolução dos seus alunos. Até que um belo dia, por conta de alguma traquinagem, eram levados à temível sala da Diretoria. Suor frio e tremedeira nas pernas para enfrentar o Diretor João Bispo, um disciplinador severo.

A maneira como um jovem é tratado diante de uma falha, um mau comportamento, uma transgressão às regras, é decisiva para a formação do seu caráter. Quem entrava na sala da Diretoria esperando uma raspança violenta saía surpreendido pela fala mansa, séria e direta de um filósofo, que acreditava nas pessoas e na chance de recuperar-se de um comportamento indesejado. Firmeza nas palavras, severidade no olhar criavam um compromisso mil vezes mais forte que uma bronca geral. Assim, o disciplinador, por saber ser enérgico sem perder a compostura, conseguia resultados extraordinários dos jovens por acreditar na imensa capacidade das pessoas de agir de acordo com elevados princípios morais.

Assim, João Bispo se converteu em motivo de orgulho do corpo docente e dos alunos do Colégio, pois seus discursos de alto nível, reveladores de sua dedicação aos livros, impressionavam os ouvintes e marcavam sua presença com grandeza.

Durante muitos anos após sua aposentadoria, o Professor era encontrado facilmente à janela de sua casa para um cumprimento gentil e bondoso ou passeando pelas ruas e parando a cada momento para uma conversa inteligente e afetuosa com seus ex-alunos, professores e conhecedores de seu caráter e de seu intelecto.

As contribuições do Professor João dos Santos Bispo à educação dos ituanos foram reconhecidas pelo Rotary Clube, que no ano de 1999 prestou a ele homenagem como Profissional Ético. Pena que ele tenha vivido apenas 93 anos.

Figuras como o Professor Bispo deveriam ser multiplicadas, especialmente nos dias de hoje, tão carentes de gigantes morais, intelectuais honestos e com legítimo interesse na educação dos jovens. Oxalá o exemplo deixado por ele contagie as gerações atuais e futuras, em busca do crescimento do homem à imagem de Deus. 

Comentários