Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Jardim Sensorial - Jardim das Ervas e Temperos

Jardim Sensorial - Jardim das Ervas e Temperos
Cultivando no jardim as varias espécies de ervas, você poderá ter muitas utilidades deste espaço. Além de utilizá-lo na culinária, poderá ter a harmonização do ambiente e medicina caseira. Para favorecer a saúde de todos os moradores da casa, fazer o canteiro de ervas do lado leste (onde o sol nasce). A face leste está associada à saúde do nosso corpo. Representado pelo fígado e ligado ao elemento madeira, ficamos irritados e mal humorados quando não estamos com este órgão equilibrado e saudável.
 
Você poderá plantar ou fazer este canteiro, tanto em vasos de barro, vasos de plástico com cachepôs de madeira ou em hortas diretamente cultivadas no chão ou cercadas por estacas madeira ou paredes de alvenaria. A horta ou o “jardim das ervas”, ou jardim aromático, se integra muito bem com os espaços da área de churrasqueira, próximo à cozinha ou num cantinho especialmente escolhido para abrigar estas delicadas e deliciosas mudas. Além de estimular o olfato, cria sensações de prazer e de sabores deliciosos da culinária.
 
Seu tamanho varia de acordo com o espaço, necessidade e quantidade das mudas da utilidade e forma que este jardim será utilizado. A colheita deverá ser feita somente em um terço da planta, para que tenhamos um jardim saudável e mais durável até dois anos.
 
O conhecido vaso das sete ervas muito usado pela população para “espantar os maus-olhados” ou energias negativas, e é formado pelas seguintes plantas, em conjunto num único vaso: guiné, alecrim, espada de são Jorge, comigo-ninguém pode, manjericão, arruda e pimenteira. As espécies mais utilizadas são o alecrim, hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, gengibre, coentro, além de ervas que servem para ungüentos e chás, como camomila, erva doce, erva-cidreira, dentre outras.
 
Atualmente, muitos vasos fazem a decoração externa para o cultivo das ervas e plantas medicinais.
 
Utilizando os banhos de ervas
Colha um maço grande da erva a ser utilizada e coloque um litro de água para ferver. Após a fervura, desligue o fogo, coloque o maço de erva na chaleira e abafe. Deixe descansar por 40 minutos. O banho de ervas deve ser realizado uma hora antes de seu banho diário por dez dias, segundo a prática da medicina caseira.
O chá de gengibre, utilizado como escalda pés, para ter um efeito mais rápido e melhor absolvido no organismo, deverá ser utilizado das 16h às 18h. Muito utilizado para diminuir e aliviar os sintomas da “gota” e artrites.
Comentários