Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jacareí expulsa aluna...

O pai me pede ajuda. Mora em Jacarei e sua filha foi expulsa da Escola Estadual Deputado Benedito Matarazzo, no Jardim Paraíso.

Segundo ele, que tomou conhecimento do meu trabalho através deste site, do qual me orgulho de fazer parte - um portal muito lido e de muita credibilidade, o motivo da expulsão é a aluna ter brigado na escola com outra aluna.

O caso parecia ter sido resolvido com uma conversa entre os envolvidos na diretoria da escola, quando uma outra aluna resolve entrar na briga. Sinal que o caso nem foi tão bem resolvido assim, ou mereceria um outro olhar da escola e mais trabalho, coisa que a maioria das escolas não quer e prefere o caminho criminoso, arbitrário e covarde que é a expulsão da aluna.

Ser humano é competitivo e belicoso, por natureza. Quem lida com ser humano em fase peculiar de desenvolvimento e ganha para isso, como é a escola, deve saber como lidar com isso.

Qualquer mulher adulta sabe que irmãos brigam, colegas brigam, crianças e adolescentes brigam. Situação que deve ser resolvida de maneira exemplar e com a maior boa vontade. Imagina se a mãe resolver colocar para fora um filho brigão.

Criança e adolescente briga e fica de bem na mesma velocidade, de acordo com a boa vontade e a capacidade do adulto de gerenciar o conflito. Não é um fato novo e nem sem solução.

A Escola Deputado Benedito Matarazzo, em Jacareí, resolve da maneira mais comum: expulsa uma das alunas. Ainda ameaça a mãe, ou ela tira a filha dela agora ou o Conselho de Pais e Mestres se reúne e a expulsão é mais humilhante ainda.

Cumpre lembrar que Conselho de Pais e Mestres não tem autoridade para expulsar alunos. A escola é do aluno, mesmo que ele não seja bonzinho, perfeito.

A lei diz que ele tem direito, seu pai paga o serviço público a vida inteira.

A Constituição não diz que tem direito a escola pública o aluno que não briga e não faz nenhuma travessura.

Chegam a dizer que escola não é para educar. Se eximem da principal função da escola que é formar cidadão. Escola não é para despejar conhecimento em cima de aluno bonzinho. Tem que dar os melhores exemplos.

Espero que as autoridades tomem conhecimento desse caso, com a máxima urgência, e tomem a providência que o caso requer, sem a qual levaremos ao conhecimento do Governador do Estado e do Secretário de Educação pessoalmente, em documento protocolado. 

Comentários