Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Iridologia: cura através dos olhos

Iridologia: cura através dos olhos
Pessoas saudáveis estão cada vez mais difíceis de se encontrar, a cada dia o número de obesos, hipertensos, estressados e insones aumenta. Já não é estranho duas pessoas se encontrarem e, entre suas novidades, citarem uma doença, mal estar, remédios e exames. Isso ocorre porque, com o tempo, ou a falta dele, as pessoas deixaram o cuidado com a saúde de lado, ignorando as recomendações nutricionais e trocando a atividade física por computadores e TVs.
Com tantas doenças, é necessário um cuidado preventivo maior e, claro, tratamentos mais eficazes, que, preferencialmente, não nos causem mais problemas. Uma boa opção é a Iridologia, terapia holística cujo diagnóstico é feito a partir de manchas e sinais encontrados na íris, que representam estados físicos e emocionais, identificados a partir de um mapa iridológico.
Esse diagnóstico foi desenvolvido no século XIX pelo húngaro Ignatz Von Peczely que, quando criança, notou o aparecimento de uma mancha na íris de uma coruja que havia fraturado a perna. O sinal foi se apagando a medida que a coruja curava-se, o que o fez ligar a doença à mudança na íris. Tornando-se médico, Ignatz observou que determinados remédios geravam alterações na coloração da íris e criou, então, o primeiro mapa iridológico.
As conclusões do médico húngaro geraram polêmica, como normalmente acontece com as técnicas alternativas de tratamento médico. Ele foi muito criticado, mas alguns colegas se interessaram pelo tema, estudaram e deram continuidade. Bernard Jensen, dos Estados Unidos, depois de muitos estudos, aperfeiçoou o mapa iridológico criado por Ignatz e Denny Johnson desenvolveu o método Rayid-ray (id = psique interior, o subconsciente), através do qual identificava personalidades, tendências, relacionamentos de atração e rejeição.
A Iridologia não enfoca doenças, mas tem a capacidade de revelar o estado de intoxicação de uma pessoa, sugerindo órgãos mais afetados ou os órgãos onde mais provavelmente se manifestará uma enfermidade.
O exame é feito através de uma foto ampliada do olho do paciente, através da qual são identificadas as pequenas falhas e manchas. Quanto mais marcada for a íris de uma pessoa, menor será sua resistência às enfermidades.
Há quem desconfie da eficácia da Iridologia, com seus medicamentos naturais e exame fotográfico, mas quem faz, não se arrepende. Conheço várias pessoas que se tratam com a Iridologia, inclusive meus pais, todas satisfeitas com os resultados e melhoras.
Claro que não há milagre. Todo tratamento deve ser combinado com a nutrição adequada e atividade física, ambos acompanhado por profissionais. Mas é preciso dar uma oportunidade aos tratamentos naturais, sim. Todos os tratamentos ‘alternativos’, ou seja, que não a medicina convencional, são produtos de grandes estudos e pesquisas, com embasamento científico. E, o melhor, a maioria é isenta de contra indicações.
É importante, é claro, escolher profissionais competentes e se informar ao máximo sobre seus problemas de saúde, os possíveis tratamentos e as conseqüências deles. E nem cogitar a possibilidade de pensar que com o famoso chazinho da vovó todas as doenças estão curadas e que não é necessário consultar-se.
O que não podemos é deixar a saúde de lado. Afinal, de que adianta a vida se não pudermos aproveitá-la, por estarmos doentes?
Cuidem-se!
Comentários