Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 7 de março de 2016

Instrumento de Pesquisa: Francisco Nardy Filho

 Instrumento de Pesquisa: Arquivo de Francisco Nardy Filho

Relação dos documentos pertencentes ao Arquivo Pessoal de Francisco Nardy Filho.

Dra. Anicleide Zequini: [email protected]

 

Em 1992 o Arquivo do Museu Republicano “Convenção de Itu” recebeu das mãos do jornalista Ednam Mariano Leme da Costa, uma significativa Coleção de documentos produzidos e colecionados por Francisco Nardy Filho.

                             Francisco Nardy Filho, também conhecido como Chiquito Nardy, nasceu em Itu em 1879 e faleceu no ano de 1959. Historiador-jornalista, foi membro do Instituto Histórico Geográfico de São Paulo, Diretor do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo e jornalista em Itu. Em, 1952, recebeu da Câmara ituana o título de “Ituano Emérito”.  Escreveu inúmeros artigos e crônicas literárias e históricas  tanto para a grande imprensa como o jornal O Estado de São Paulo (1935-1958), Correio Paulistano e A Gazeta, como para jornais ituanos como a Folha de Itu e, principalmente,  A Federação.

                     Dedicou-se a pesquisa e estudo sobre a  história de Itu. Sua obra mais conhecida é a  “A Cidade de Ytu”, considerada um obra referencia para todos aqueles que pretendem iniciar um pesquisa sobre a Historia da Cidade de Itu.  Publicou também estudos  sobre as antigas famílias ituanas, clero, costumes, tradições, biografias, monografia sobre a fábrica de tecidos São Luiz, notas históricas do Convento do Carmo de Itu e sobre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu, entre muitos outros.

                    Sua trajetória como historiador pode ser acompanhada através dos inúmeros cadernos de pesquisa e originais, escritos de próprio punho, sobre os mais diferentes assuntos: biografias, igrejas, edifícios públicos, cotidiano, festas populares e acontecimentos políticos.

         Além dos manuscritos, a Coleção possui  uma série de recortes de jornais com artigos e crônicas publicadas por ele,  nos jornais de Itu e da Capital. Curioso é o suporte usado para a colagem destas matérias, como pedaços de tampas de caixas de sapato ou camisa, folhas de calendários, envelopes de cartas, entre outros, o que conta um pouco para a para a reconstrução do contexto de sua produção, história de vida.

A preservação da Coleção doada por Ednam, amigo e colega de trabalho de Nardy Filho deve-se, primeiramente, ao doador e sua  preocupação e sensibilidade em guardar os escritos e, posteriormente, encaminhá-los à Instituição. Ao Arquivo do Museu Republicano, em identificar e organizar esses documentos colocando-os para a pesquisa.

 

1.

Grupo: Vida Familiar

Série:    Correspondências enviadas

Descrição:

                 Esta série contém cartas de agradecimento enviadas pelos familiares do titular à Câmara Municipal de Itu, São Paulo, Marília, Convento do Carmo e ao Deputado Estadual Archimedes Lamoglia a solidariedade e homenagens póstumas ao titular. Consta ainda de uma cópia da carta de divulgação pela edição do terceiro volume da obra A Cidade de Itu..

Notação:   P. 07

Quantidade: 7 unidades documentais

Datas-limites: 1959-1969

2.

Grupo: Vida Familiar

Série:    Correspondências recebidas

Descrição:

                 Esta série contém cartas sobre o envio de publicações, agradecimento, envio de dados biográficos, informações sobre o Histórico de Itu, bem como correspondências de caráter profissional como chefe da agência dos correios da Luz  São Paulo, a Novelli Júnior e de pêsames pelo falecimento do titular.

Notação:  P.01

Quantidade:  54 unidades documentais

Datas-limites:  1929-1969

3.

Grupo:  Vida Familiar

Série:  Dossiê: Homenagens Póstumas

Descrição:

                 Esta série contém recortes de matérias jornalísticas sobre o titular, flâmulas, convites de eventos, matérias publicadas no Diário Oficial e discursos.

Notação:  P. 01

Quantidade: 62 unidades documentais

Datas-limites: s/d

4.

Grupo: Vida Profissional

Série:  Anotações de Pesquisas

Descrição:

                 Esta série contém anotações de pesquisas realizadas pelo titular referentes a História  da cidade de Itu.

Notação: P. 03

Quantidade: 15 unidades documentais

Datas-limites: s/d

 

5.

Grupo: Vida Profissional

Série: Dossiê: Coleção de Documentos

Descrição:

                 Esta série contém  correspondência enviada ao Padre Miguel Corrêa Pacheco e Bartalomeu Thadei e cópia da escritura de doação do  padre Miguel Corrêa Pacheco.

Notação:  P.03

Quantidade: 4 unidades documentais

Datas-limites:  1852-1871

 

6.

Grupo:  Vida Profissional

Série:  Dossiê: Documentos Coletados para Pesquisa

Descrição:

                 Esta série contém cópias de documentos coletadas na Cúria Metropolitana de S. Paulo, Arquivo do Estado de São Paulo, Mosteiro das Concepcionistas de Nossa Senhora das Mercês de Itu-SP e Bispado de Sorocaba.

Notação:  P. 02

Quantidade:  108 unidades documentais

Datas-limites: s/d

 

7.

Grupo: Vida Profissional

Série: Matérias Jornalísticas de artigos publicados

Descrição:

                Esta série contém recortes de artigos publicados  em jornais de Itu, região e São Paulo, abrangendo temas como: Recordando, Piracicaba, Crônicas Históricas, Roceiros e Pretos, A Cidade de Itu (V. Volume), Um pouco de nossa história. Reminiscências de minha infância e mocidade, o Padre Bento Dias Pacheco, Crônicas Históricas, os Pacheco e os Ferraz, Biografias, Famílias ituanas antigas e modernas suas origens, O antigo clero ituano ( volume 1 e 2).

Notação:  P.07, P.08

Quantidade:  14 cadernos, 22 unidades documentais

Datas-limites: s/d

 

8.

Grupo: Vida Profissional

Série: Originais para publicação

Descrição:

Esta série contém originais do livro Padre Bento Dias Pacheco, o Santo Apostolo dos Lázaros, artigos: Um tumulto na Matriz de Itu, São Bernardo, Itararé, A chegada das irmãs, Um capiau precavido, O conventinho das mercês, A mula sem cabeça do Paulo mano, Nhõ Frederico, Antigalhas, Um vulto suspeito, Reminiscências, Indaiatuba, A história do Conventinho de Santa Rita , de Itu-SP, Notas Cronológicas da cidade e Paróquia de Itu, Apontamentos biográficos, Histórico das igrejas  Santa Casa de Misericórdia, Colégio Patrocínio, Recolhimento Nossa Senhora das Mercês, Colégio São Luiz Gonzaga, Hospital dos morféticos, Biografias dos párocos ituanos, Cemitérios, Irmandades, Juizes de direito, Administração eclesiástica, Histórico do Padre Antonio Pacheco e Silva e Bento Dias Pacheco, Artigos publicados no Jornal A Federação de Itu (1906-1925), Artigos: O Seminário do Padre Campos, Um cedro e três imagens, Os Mariano da Costa e Alvares Lobo, Os Paula Leite, As igrejas de Itu, A bandeira do 21 de abril, A bandeira do Francelino, irmandades e confrarias, O Benedito Ramos, Devoções, festas e procissões, altares imagens e painéis, D. Antonio, Padre Miguel e conventinho, Antonio Congo, Morreu berrando, Um tumulto na matriz de Itu, Ainda no São Luiz, Descabida escusa, Carros troles e autos, Um centro de turismo, O cruzeiro, O Cônego Trindade, Seu último livro, O vigário, O relógio e o sino, No circo, Espetáculo de amadores, Campinas, As igrejas de Itu, Porto Feliz, Locomotivas, vagões e lideranças, O vigário, o relógio e o sino, Zelos tardios e Aos turistas.

Notação:  P.05, P. 06

Quantidade: 20 cadernos, 47 documentos avulsos

Datas-limites: s/d

9.

Grupo: Vida Profissional

Série:  Nomeações de Cargos

Descrição:

Esta série contém nomeações do titular aos cargos de substituto de professor da segunda escola da Vila Nova  de Itu: Carlos Grellet Júnior, de professor do bairro dos Olhos d’água em Itu: Emílio de Oliveira Rosa e ajudante da agência do correio de Itu.

Notação: P.09

Quantidade: 7 unidades documentais (4doc. Originais)

Datas-limites: 1909-1920

10.

Grupo: Vida Profissional

Série:  Promoções de Cargos

Descrição:

                 Esta série contém registros de promoções do titular ao cargo de Agente do Ministério da Viação e Obras Públicas (agente do correio).

Notação: P. 09

Quantidade:  3 unidades documentais

Datas-limites:  1938-1945

11.

Grupo: Vida Profissional

Série: Registros de Pesquisa

Descrição:

                 Esta série contém cópias de documentos sobre Porto Feliz, Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Itu, Ofícios, Circulares, Aprovações, Licenças e Provisões da Câmara de Itu, Efemérides, Documentos Interessantes, História Geral das Bandeiras Paulistas, Anais do Museu Paulista, História Seiscentista de São Paulo, Correspondência do padre Miguel Correa Pacheco, Correio Paulistano, Dados biográficos e históricos, Revista do Instituto Histórico do Rio de Janeiro.

Notação: P. 03

Quantidade: 11 cadernos

Datas-limites: s/d

12.

Grupo: Vida Profissional

Série: Títulos Honoríficos

Descrição:

                 Esta série contém cópia do titulo de Ituano Emérito concedido ao titular.

Notação: P. 09

Quantidade: documento único

Datas-limites: 1952

13.

Grupo: Vida Social

Série: Dossiê: Flâmulas Comemorativas

Descrição:

                 Esta série contém flâmulas comemorativas ao centenário da chegada das irmãs de São José à Itu (1858-1958), Jubileu de Prata da Arquidiocese de São Paulo (1931-1956), 90º   aniversário da fundação do apostolado da oração no Brasil (1871-1861), recepção aos romeiros (1961), 350º aniversário da fundação de Itu, aniversário de Pindamonhagaba (1705-1959).

Notação: P. 09

Quantidade: 06 unidades documentais

Datas-limites: 1956-1961

14.

Grupo: Vida Social

Série:  Dossiê Título de Cidadão Emérito

Descrição:

                 Esta série contém, recortes de jornais, correspondências, discursos e fotografias referentes as comemorações pelo título de Cidadão Emérito, concedido ao titular pela Câmara Municipal de Itu, em 1952

Notação: P. 04

Quantidade:  1 álbum

Datas-limites:  1952

15.

Grupo: Vida Social

Série:  Dossiê: Homenagens Recebidas       

Descrição:

                 Esta série contém um exemplar do jornal A Federação, de 1952, em tecido e discurso.

Notação:  P. 09

Quantidade: 3 unidades documentais

Datas-limites: 1952

Obs:  Há documentos sem data

Comentários