Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 12 de maio de 2011

Inscrições abertas na ACADIL

Publicado em três jornais da cidade, vige até o dia 18 de maio, na próxima quarta feira portanto, o prazo para inscrições de candidaturas ao preenchimento de cadeiras vagas, na Academia Ituana de Letras.

Criada em julho de 1992 e hoje mais comumente citada apenas pela sua sigla – ACADIL – essa Casa de Letras certamente já irá cuidar desde aqui da comemoração, ano que vem, dos seus vinte anos de existência e intensa atividade.

Estão dispostas a candidaturas os assentos consignados pelos seguintes patronos, tanto de personalidades da terra, de autores consagrados e de nomes de outras praças igualmente notáveis. Eis pois as cadeiras e patronos, que constaram do Edital:

Cadeira 04 – Prof. Benedito Lázaro de Campos; 02 – Prof. Cid Rocha; 07 – Constantino Ianni; 03 – Francisco Nardy Filho; 27 – Dom Gabriel Paulino Bueno Couto; 29 – João Tibiriçá Piratininga; 20 – Luiz Gonzaga da Silveira Moraes; 11 – Mário de Andrade e, finalmente,  09 - Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira.

São por isso por demais conhecidas as solenidades frequentemente promovidas pela ACADIL, nestes últimos anos quase sempre no auditório da sede do SINCOMERCIO, entidade aliás sempre amiga e parceira que, além de seus fins precípuos, prestigia quantos eventos haja em termos de cultura.

Para citar apenas uma das Sessões Solenes, certamente está na memória de quantos dela participaram, aquela de 20 de fevereiro de 2010, memorável, comemorativa do Quarto Centenário da Cidade de Itu.

A ACADIL também, tanto quanto possível, tem procurado estreitar seus laços com os estabelecimentos de ensino e até inspirou e acompanhou, certa época, uma Academia Jovem. Fica por isso reiterada aqui a disposição de orientar outras do gênero, a despertar e ampliar nos moços e moças o pendor e cultivo da língua pátria.

Possuir um ao menos relativo conhecimento do idioma, ao ponto de que qualquer pessoa se expresse razoavelmente, constitui uma importante manifestação de cidadania.

De outro lado, há para se considerar e isto no tocante ainda à abertura de inscrições, o imenso cabedal histórico, cívico e religioso, de uma terra quatro vezes centenária, a permitir campo aberto e infinito para pesquisa, difusão e talvez descobertas, a resultar na publicação de trabalhos, livros ou opúsculos.

De membros da ACADIL, existe já uma série a beirar a meia centena, de livros de sua autoria, ao longo destes dezenove anos.

Importante, ainda, neste ponto, lembrar que desde 1999, edita-se, anualmente a já bem difundida Revista da ACADIL, com crônicas, estudos e poemas de seus membros.

A entidade caminha, acentuadamente, em consonância com a Secretaria de Cultura do Município e associações congêneres.

Certamente os apreciadores dos concertos da Banda União já terão assistido as duas vezes em que os acadêmicos se posicionaram a fazer a apresentação na praça das peças musicais e respectivos autores, em manhãs de domingo. Essa modalidade de evento está hoje inscrita no rol permanente dos programas da ACADIL, sob o módulo nela denominado de “Letras & Música”, uma inegável e feliz combinação de diferentes expressões do belo.

Mais recentemente, a 3 de abril, coube ã ACADIL convidar e apresentar em Itu, na mesma Praça Padre Miguiel, a Banda Marcial da Estância Turística de Salto – Ban METS. Uma exuberânte performance cumprida por músicos e coreografia, ao cargo de crianças e jovens. Patrocinada essa Banda inteiramente pela Prefeitura da cidade vizinha e amiga.

Aguarda-se enfim que os possíveis interessados se aprestem e se candidatem a integrar esta sólida e consagrada instituição de amor e divulgação das Letras pátrias.

Comentários