Colunistas

Publicado: Terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Horário Extra Classe

Os professores estaduais até estão ameaçando greve por causa da Lei que estabelece horário que professor deve ganhar em trabalhos extra classe. Nada mais justo. O trabalho do professor, educador sério e que sabe da sua importância na formação do cidadão, prepara aula e corrige provas depois que chega em casa.

Esse horário deve ser pago, que é um trabalho também.

O problema é: como vamos saber se ele está usando esse horário de modo correto, ou vai receber o horário extra classe e dar aula em outra escola?

O grande Mario Sergio Cortela, que para mim é a reserva moral da educação em São Paulo, já declarou que professor de escola pública é a Elite Gananciosa.

Ganância à parte, professor é ser humano que é vítima do mesmo processo comum a todos os mortais, vive em sociedade competitiva que quanto mais tem mais gasta e mais se quer gastar.

Não temos uma só instância séria onde se possa denunciar os abusos dos maus professores dentro da sala de aula e na escola, como vamos saber se o horário extra classe pago com o dinheiro suado do imposto dos pais e alunos vai ser usado de modo correto?

Todas as Ouvidorias, Corregedorias e outras 'ias' não funcionam quando se trata de professor. Tem o mito de que professor está sempre certo, que é santo, anjo, abnegado. Tem também o fato dessas instâncias serem atreladas à corporação, então é professores fiscalizando professores. Claro que não funciona. Nem poderia.

Pagar bem os professores que são os profissionais mais importantes do planeta é necessário.
Também é necessário cobrar resultados, bons exemplos e respeito.

Temos sim educadores nas escolas públicas, claro que temos, mas esses também sofrem o mesmo massacre que sofrem os alunos e pais. A maioria sem fiscalização e sem limites, vive reclamando e não produzindo em prejuízo de todos.

Hora de mudar, Dr. Geraldo Alckimin, o senhor ainda tem dois anos... 

Comentários