Colunistas

Publicado: Sábado, 15 de dezembro de 2001

Homeopatia e Obesidade

Remédio homeopático emagrece ???? Não !!!! Pelo menos , ele não merece esse fardo , além das crenças populares que já acompanharam a homeopatia e a distanciam da ciencia médica que ela representa.
   
   Os obesos procuram a homeopatia para emagrecer na esperança de encontrar remedios mais naturais e sem efeitos colaterais , mas pouco conhecem sobre a ação dos medicamentos homeopaticos e como eles são empregados no organismo.
   
   A individualização proposta pelo médico homeopata ao seu paciente é baseada em todos os seus sinais e sintomas caracteristicos, e entre eles pode estar a obesidade como causa e consequencia de uma série de outros problemas presentes no mesmo paciente. Através do tratamento homeopatico objetiva-se restabelecer o equilibrio do organismo como um todo, curando-o e proporcionando um metabolismo mais adaptado ao ritmo e necessidades do paciente em questão.
   
   Isoladamente, a homeopatia não faz emagrecer e perder peso; porém muito se faz quando se visa ajudar ao paciente que paga com o proprio corpo o preço de lidar com suas ansiedades, stress, carencias , medos, comportamentos inadequados , traumas, etc.
   
   Os sentimentos negativos , que muitas vezes se encontram fora do dominio emocional, são amplamente conssiderados pela homeopatia, que dentro da medicina , constitui uma das raras oportunidades de terapeutica conjunta do corpo e da mente.
   
   A homeopatia direciona sua ação ao bem estar físico e mental e paralelamente pode propor o ajuste de seu paciente através de coadjuvantes como fitoterapia, orientação dietetica, atividade fisica direcionada, mudança de hábitos , florais de Bach, medicina ortomolecular, programação neurolinguistica e outra inumeras alternativas para ensinar o organismo a trabalhar a favor de si mesmo.
   
   A poderosa estrutura criada em cima da obesidade e seu lado comercial enriquece quem quer experimentá-la, mas isso tem pouca ou quase nehhuma sustentação com o tratamento homeopatico.isoladamente.
   
   Sabe-se que poucos ex-obesos resistem ao charme do emagrecimento rápido, se não trabalharem em cima de sua própria cabeça, conhecerem suas limitações físicas, sejam elas dietéticas ou patológicas.
   
   Aspectos como predisposições genéticas, familiares, diabetes, tireodeopatias, menopausa, sequelas de outros tratamentos a base de hormônios ou corticoides, são tratadas pela homeopatia do mesmo modo que por outras especialidades médicas, incluindo sempre um bom diagnóstico clinico e laboratorial, que garantirá a qualidade do prognóstico medicamentoso.
   
   Com certeza, quem quiser ser magro com a homeopatia vai ter muito mais trabalho, porém vai conhecer melhor a si mesmo e terá oportunidade de corrigir antigos vícios e encarar novas propostas de qualidade de vida e saúde.
   
   É um caminho longo, proporcional ao que levou o organismo ao seu desajuste e infinitamente mais concreto na manutenção da saúde fisica e mental do organismo.
Comentários