Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 19 de setembro de 2001

HOMEM HOLÍSTICO

Holismo -S.m. Filos. Tendência, que se supõe seja própria do universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas. (dicionário Aurélio)
   
   A maioria das pessoas em nossa sociedade estão acostumadas a visões fragmentadas de si mesmas. Corpo, mente, sentimentos e espírito são percebidos como distintos entre si.
   Das pessoas que já concebem a si mesmas como íntegras, ainda, uma parte considerável tem uma percepção de si como separado dos outros seres humanos, separado da natureza, entregue, nesse mundo, à própria sorte pessoal.
   Pierre Weil (reitor da Unipaz, do Brasil), diz que a maior heresia que o ser humano pode experimentar é a heresia da separatividade. Isto é, a maior traição ao Sagrado, que o ser humano pode fazer, é ver-se separado do todo.
   A visão holística percebe o ser humano como ser físico-emocional-mental-espiritual fazendo parte da humanidade (uma-unidade) que faz parte desse ser único que é o planeta que está integrado ao universo.
   Não estamos - ainda - muito acostumados, a pensar que somos uma parte (importante) do todo. E que cada vez que movemos uma mão (por exemplo) todo o universo se move! Que cada vez que uma gota de água é acrescida ao mar, todo o oceano experimenta o acréscimo.
   O Holismo concebe Deus como a força de toda força, como diz Hermes Trimegisto na Tábua de Esmeralda. Deus é a Consciência Ilimitada. E a Consciência Ilimitada é a matéria prima com a qual é plasmado tudo o que existe no universo. Somos , portanto, uma parte da Consciência Ilimitada que ganhou limites (matéria) através da individualidade. E, que, esqueceu-se - com o tempo - da própria essência (Consciência Ilimitada). Exemplificando: é como se Deus fosse o mar, e cada um de nós fôssemos uma gota desse mar. As qualidades que se encontra no mar encontra-se também numa gota do mesmo mar. E, experimentar limites - ter corpo - (quando a gota é separada do mar), cria a ilusão de sermos distintos da fonte (mar).
   O Holismo e as terapias holísticas procuram reconectar o ser humano com sua origem e sua essência. As perguntas primordiais: quem somos, de onde viemos e para onde vamos tomam uma dimensão da busca do auto conhecimento. Sócrates dizia: 'Homem, conheça-te a ti mesmo e conhecerás o universo'. È através do próprio reconhecimento dessa centelha divina que o homem traz dentro de si, que podemos chegar a conhecer Deus , e , a nos reencontrarmos com nós mesmos.
   A partir de hoje estaremos escrevendo no www.itu.com.br sobre temas que auxiliam o auto conhecimento.
   Sempre com a intenção da busca do religar o ser humano com sua origem espiritual.
Comentários