Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 4 de junho de 2008

Home Office - As comodidades do "Lar doce Lar"

Crédito: Yahoo flickr Home Office - As comodidades do "Lar doce Lar"
Prepare-se para uma nova rotina em casa
Com a explosão do desemprego, atingindo todas as faixas salariais, o trabalho em casa ressurge como opção do trabalhador para minimizar os efeitos da crise.
 
Um novo tipo de trabalho vem se difundindo, viabilizado pelo avanço das tecnologias de informação e telecomunicação. Pessoas instaladas em suas residências e dispondo de equipamentos de informática podem tornar suas atividades uma fonte de renda, realizando por conta própria a produção de bens e serviços diretamente para o consumidor. A outra hipótese é a forte demanda por bens e serviços personalizados.
 
A possibilidade de ficar perto da família e dos afazeres domésticos é especialmente apreciada por profissionais de 30 a 40 anos. São aquelas pessoas que já conquistaram uma posição confortável na carreira e que, aos poucos, começam a se questionar sobre o fato de aproveitarem ou não os momentos com os familiares.
 
O home office tem seduzido não só os colaboradores das multinacionais pelo fato de oferecer as comodidades do “lar doces lar”, mas também aos profissionais autônomos, estudantes, donas de casa e aposentados que queiram complementar renda ou então torná-la a principal fonte tem no computador doméstico uma alternativa viável.
 
Nos últimos anos têm surgido inúmeras oportunidades de trabalho para pessoas que possuam em casa um computador e idéias originais.
 
O ato de montar esse escritório em casa, contudo, esbarra em alguns aspectos fundamentais para os quais você deve dirigir toda sua atenção.
Antes de arrastar o primeiro móvel é preciso estar realmente disposto a mudar seu estilo de vida profissional e ter certeza que quer montar seu Home Office, antes de dar adeus ao escritório - Prepare-se para uma nova rotina em casa.
 
Qual é a real dimensão de minha necessidade?
O tamanho de seu escritório está na necessidade que ele precisa aplacar. Leve em consideração o tipo de serviço que você vai prestar.
Imagine que você é, digamos, uma fonoaudióloga. Seu escritório pode ser apenas um Note book. Nele você pode ter toda sua vida profissional e financeira e ainda leva-lo para suas consultas-entrevistas com seus pacientes-clientes. Agora, se você é uma designer gráfica, vai precisar de uma multifuncional, e programas específicos para ajudá-la a trabalhar os detalhes de imagem, por exemplo.
Portanto, é preciso medir o tamanho da necessidade, este é um passo fundamental para não pecar por falta ou por excesso. E por falar em excesso:

Eu tenho espaço pessoal?
Sua cabeça está pronta para montar um espaço onde você deve manter disciplina e foco? 
Sua família concorda com algumas regrinhas? Só e somente só a resposta por SIM, você passa para a segunda pergunta, que é:

Eu tenho espaço físico?
Você sabe o tamanho de sua necessidade, está pronta para assumir as responsabilidades e o pessoal ao seu redor, que tanto te ama, apóia incondicionalmente suas decisões. Ótimo! Vamos começar a montar este ambiente... Ih... Você só tem este canto embaixo da escada? E ainda tem que dividir o espaço com o pote de ração do cachorro? 
Dê uma reavaliada em seus planos. Trace metas realistas entre o que você precisa o que você pode e quanto (tempo, espaço, capital) você tem para isso.
 
Estrutura
- Equipamentos básicos são mobiliários – móveis planejados, hardware, software, que atendam suas necessidades especifica. Dê preferência aos mais avançados existentes no mercado atual.
- Móveis; só escolham móveis com rodinhas se for indispensáveis verifique se o piso escolhido resiste a elas.
- Utilize mesas com tampos de vidro para aumentar a transparência. O ambiente fica mais leve e o efeito obtido é: a mesa visualmente passa a não existir, e apenas seu uso é notado.
- Utilizar cores claras em tons próximos nas paredes e mobiliário para dar uma continuidade visual ao conjunto
- Projetos modernos de iluminação ajudam na utilização correta da iluminação,  parece exagero, mas este tipo de cuidado para quem ficam dias e noites à frente do micro é quase nada.
- Verifique se há ventilação e iluminação natural, esta última, apesar de poder ser substituída pela artificial, confere bem-estar ao lugar: nada como uma janela para se poder olhar o horizonte.
- Não se esqueça das paredes: use e abuse de prateleiras e ganchos e de móveis que tenham multiuso - Menos é sempre mais! Pouco espaço pede área de armazenamento e guarda de material bem projetada para limpar visualmente o local, aproveite toda a área disponível para ganhar espaço.
- Fio aparecendo? Risco grave? Não. Mas pode ocorrer do pé esbarrar e desligar a CPU justo enquanto salva um arquivo PSD de 40 megas. E aí? Ferrou.
 
Outro item muito importante para quem pretende trabalhar em casa é a disciplina.
Organize seus horários para que você possa empregar as suas horas de trabalho diárias sem que outras atividades lhe tomem a atenção.
 
Ao escolher o estilo não fuja do resto da casa. Você não precisa fazer um escritório com cara de empresa. Finalize com seu toque pessoal nos objetos de decoração; enfeites, quadros, porta-retratos etc.
 
Mãos à obra!
Comentários