Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Hobart, modernidade e heranças coloniais

Hobart, modernidade e heranças coloniais
Na Tasmânia a natureza prima pela diversidade

Área total:1357,3 km²
População: 205 mil habitantes
Clima: Temperado com estações bem definidas 

Espalhada sobre sete colinas entre as margens do rio Derwent e o cume do Mount Wellington, Hobart, a segunda cidade mais antiga da Austrália, está localizada à beira-mar, assim como sua “irmã mais velha”, Sidney. A parte chamada de Sullivan’s Cove é o centro desta capital cosmopolita, e vai do Old Warf (antigo cais) até a vila de pescadores Battery Point, coração histórico da cidade que possui cerca de 90 prédios coloniais tombados pelo Tesouro Nacional. 

Hobart é a capital da Tasmânia, uma exótica ilha ao sul da Austrália, cujo território é constituído em 33% por Parques Naturais como o Freycinet e o Narawntapu, e em 27% pela agricultura, com ênfase na produção de vinhos e derivados. O estado também tem grande concentração de vida marinha, lagos de água pura e florestas exuberantes. Não por acaso é um dos destinos ecoturísticos mais procurados do país. 

Na Tasmânia a natureza prima pela diversidade: o cenário pode mudar totalmente dentro de uma pequena área. O leste da ilha é comparado às pastagens verdes do Rio Grande do Sul. Já o oeste é bastante selvagem. Nas montanhas glaciais e nos rios caudalosos do interior vivem animais e plantas exclusivos da Tasmânia. Mais de 20% da ilha foi declarado Patrimônio da Humanidade. 

Atrações turísticas

Battery Point: As construções mais antigas da colônia, reconvertidas em lanchonetes, bares, pubs, restaurantes e galerias de arte, estão em Battery Point, uma vila à beira-mar que conservada suas ruas estreitas, iluminadas a gás. As principais construções do estilo georgiano estão nas ruas Davey e Macquarie, com destaque para a Casa do Parlamento, o Teatro Real - o mais antigo da Austrália -, e o complexo de edifícios que abriga a penitenciária Chapel e a Corte Criminal, com passagens subterrâneas, celas isoladas e um pátio de execuções. 

Castray Esplanade: A Castray Esplanade foi originalmente planejada no século 19 como um calçadão ao longo do rio, e é até hoje um dos melhores lugares da cidade para caminhada. As Commissariat Stores, lojas do período colonial, ficam ao longo do trajeto. Elas foram restauradas e hoje abrigam residências, escritórios e galerias de arte. 

Constitution Dock: Este é o principal porto de barcos de pesca e iates, e também o ponto de chegada da corrida de iates de Sidney a Hobart (Sydney to Hobart Yatch Race). Anualmente, essa corrida atrai competidores do mundo inteiro, que saem de Sidney e chegam à cidade a tempo de comemorar o Reveillon. 

Mount Wellington: Mount Wellingtonestá localizado em uma área de lazer, a meia hora do centro de Hobart. No alto dos seus 1.270 metros, tem-se uma vista panorâmica sobre a cidade e as redondezas. No parque existem instalações para piquenique e churrasco, assim como trilhas para caminhar em meio às colinas. Há ainda opções para andar de bicicleta, a cavalo ou fazer rapel. 

Museu de Tasmânia e a Galeria de Arte: Num antigo edifício de 1863 funciona o Museu e a Galeria de Arte da Tasmânia. O acervo inclui gravuras antigas, pinturas e amostras de plantas nativas. Destaque para a excelente coleção de arte aborígene e peças da época da colônia. 

Port Arthur: Port Arthur está localizada numa zona originalmente habitada pelo povo Pyderrairme, ao sudeste de Hobart, mas que, a partir de 1833, foi transformada num estabelecimento prisional construído para abrigar os “piores criminosos do império”. Torturas, chicotadas, semanas de isolamento em celas escuras e alimentação precária era o que podia esperar quem fosse para lá. Hoje, os 400 mil metros quadrados da antiga penitenciária são uma das jóias turísticas da Tasmânia, e atrai milhares de pessoas às numerosas edificações coloniais como a restaurada Model Prision ou o Lunatic Asylum, convertido em museu.

Salamanca Place: As primeiras indústrias da colônia deram lugar ao bairro mais animado e criativo de Hobart. Os armazéns foram convertidos em galerias de arte e antiquários. O Salamanca Arts Centre também oferece ateliês de artistas contemporâneos, teatros, galerias de exposições e os melhores pubs e restaurantes da cidade. O auge da movimentação acontece aos sábados de manhã, com o Salamanca Market, um mercado que vende obras de arte, artesanato e alimentos frescos, e onde também é possível assistir apresentações de jazz.

Comentários