Colunistas

Publicado: Domingo, 19 de setembro de 2010

Hemi* e a Gênese: o mito da criação

Hemi vagava pela Terra em busca de Anti**. Não era fácil caminhar numa única perna, saltitando daqui pra lá e de lá pra cá. Quando encontrava declives, usava o estranho recurso de se enrolar como um novelo e deslizar ladeira abaixo. Nas subidas, descia o tronco até os joelhos, ficando parecida com um ponto de interrogação. Um único olho, uma narina, parte da boca e assim por todo o resto do corpo serviam para muito pouco. E o cérebro, então?

- Anti! Anti! Chamava ela dia e noite.
 
- Desde que ouviu aquela voz que o chamava, o patife se escondeu porque estava nu. O pior é que sobrou pra mim, que fui generosa e lhe ofereci um pedaço da fruta. Tudo por culpa da serpente vegetariana, quasepensava ela, que se lembrava mais ou menos de uma maçã e de um lindo jardim, onde Anti morava.
 
- O dono da APA (Área de Proteção Ambiental), o patrão, achou que não era bom que Anti ficasse sozinho e resolveu lhe fazer uma companheira: eu. Com tanta coisa pra usar, tinha que ser uma costela torta? Por que não fez em 3D? Resmungava Hemi, que da história só sabia uma parte.
 
Ao acordar do profundo sono em que foi mergulhado para a cirurgia, e, ainda perturbado por seu efeito, disse Anti, ao ver o resultado: ela é osso dos meus ossos e carne da minha carne. O realizador do feito completou a frase, dizendo que os dois deveriam se tornar uma só carne. Pronto: estava criada a primeira Hemi e tudo parecia feliz e bom para começar.
 
Preocupado com as futuras exportações de hortifrutis para diversas partes do Universo, o patrão criou um regulamento limitando seu consumo, mas a curiosidade de Hemi deitou tudo a perder, quando convenceu Anti a descumpri-lo. Furioso com a desobediência, o patrão rompeu o contrato de trabalho: fim da moradia gratuita e da alimentação farta.
 
Para aplacar sua ira, ainda despejou mil outras pragas sobre toda a descendência da (s) vil (s) criatura (s). Hemi foi condenada por sedução, sedição, traição e concupiscência, além de ter que parir com dor e ser dominada pelo marido. Anti obteria o alimento através do trabalho árduo, obtido com muito suor.
 
Foi o início dos sem teto, sem terra e sem pão. Da falta de vagas de emprego, do aquecimento global e do desodorante. Da viagem sem fim do ser incompleto na busca da sua "cara metade", ou da "metade da maçã", para que o crime jamais fosse esquecido, por todos os séculos dos séculos, amém.
 
*© Todos os Direitos Reservados
**© Todos os Direitos Reservados
 
Comentários