Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Há algo de podre nos fechamentos de escola em SP

Há algo de podre nos fechamentos de escola em SP

Estivemos em uma reunião na Cogesp: eu, a Giulia Pierro do Educaforum, o Manuel Tertuliano do Forum em Defesa da Criança e Adolescente de Marcilac e Mauro Alves da Silva. Levávamos para a Cogsp a lista de várias escolas que cometem violência de toda ordem contra aluno de escola pública

As denúncias são de expulsão de alunos, maus tratos, crime de racismo. Direção da Escola que chama policia para prender aluna de sete anos. A aluna estaria sofrendo maus tratos em casa, e a sua roupa não era do gosto da diretora que achava que não estava bem lavada e a aluna, negra, segundo a diretora, fedia. Motivo para a Ronda Escolar levar para a diretoria. Era muita denúncia e muitas escolas.

Quando o assunto chegou no fechamento de escolas, a AT Professora Valesca demonstrou alguma emoção, até o momento seu ar era de enfado. Estava calor e precisamos pedir, que a Cogesp AT não teve a elegência de nos servir um copo d ´água. Para nós não faz diferença, vai lá para tomar cafézinho mesmo e nem esperamos sermos recebidos com respeito. Se a SEE não respeita pais e alunos, vai respeitar quem os representa?

A resposta da Valesca foi enfática e num tom meio provocador. A orientação da SEE é para fechar escolas sem demanda.

A orientação seria diferente se a SEE não estivesse atrelada a um governo tão inoperante como é o Governo do Dr. Geraldo Alckimim. Não fecha a conta, mas quem está preocupado com isso? Se a Unicef diz que diminuiu para 77% a mortalidade infantil. O estado continua com a mesma população.  As escolas fecham sem uma avalição e sem nenhuma investigação séria.  Aliás a SEE de São Paulo não me parece nada séria. Alí o interesse não é do aluno, de seus pais que pagam a conta e nem do Educador comprometido.

Fechadas metade das escolas, turnos e salas.  Não é por falta de aluno, isso com certeza. Aluno não evapora. Há algo de podre nesses fechamentos... Se há, e fede.

A próxima escola a fechar o noturno é a Escola Estadual Prof. Tomázia Montoro, a única mais perto da Favela Jardim Colombo, uma comunidade densamente povoada, mas acha que a SEE está preocupada com isso??? Estão fechando escolas desde que o PSDB assumiu e ninguém faz nada, vão continuar.

Uma hora ainda conto a quem interessa fechar as escolas públicas.

Comentários