Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe Suína: mais uma porcaria de vírus!

Crédito: Google Gripe Suína: mais uma porcaria de vírus!
Vírus mutante... e atrevido!
Sempre ouço que médicos confusos diagnosticam tudo como “virose”! E ouço isso como crítica, porque parece uma coisa vaga, inespecífica, passageira, comum.
 
Pois é isso mesmo. Uma virose é assim. Um monte de sintomas tolos que iniciam de repente e que podem ser dezenas de outras doenças. Está cada vez mais difícil o diagnóstico diferencial de tudo que começa com febre, dor de cabeça e dor no corpo! Estamos agora com uma novidade: a gripe suína!
 
Essa doença é causada pelo vírus Influenza A- H1N1. Denominado tipo A, porque tem origem animal e H1N1 pelo parentesco mutante com o vírus da gripe humana, da aviária e a suína. Isso é uma novidade nascida no dia 24 de abril. Antes, essas cepas não estavam isoladas e identificadas.
 
Agora, por conta da transmissão pelo ar, de humano para humano, o alerta gerou busca ativa de doentes e já são mais de 4 mil casos confirmados no mundo,  30 países atingidos, nível 5 no alerta de Emergências de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) da Organização Mundial de Saúde (OMS) e mais de 50 óbitos confirmados no México ,Estados Unidos, Canadá e Costa Rica.
 
Pior, atingiu inicialmente um país com grande deslocamento de pessoas, fronteira com os Estados Unidos! De lá, Nova York... e agora,  parte do mundo. O risco de uma pandemia é bem grande, mas não é um risco constatado. Apenas hipotético, por enquanto.
O Brasil confirmou nesta ultima sexta feira, 6 casos da doença em SP, RJ, SC  e MG. Todos sob controle, mas já há transmissão do virus no pais .
 
O foco, portanto, são sobre medidas que visam reduzir a dispersão dessa porcaria de vírus...
 
Existe, acreditem, um serviço de inteligência epidemiológica que monitora 24 horas o comportamento das gripes pelo mundo afora. Isso é interessantíssimo, pois a globalização pode trazer uma pandemia, mas também traz a cooperação internacional imediata, inteligente e forma uma rede de informações importante para o combate das doenças.
 
No Brasil, existem 19 Centros de Informações Estratégicas e de Respostas em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS), do Ministério da Saúde. Rapidamente, o governo está tomando as medidas de precauções necessárias e temos 54 hospitais de referência preparados para os casos suspeitos e capacidade medicamentosa pra 9 milhões de casos. Em São Paulo, temos a Unicamp (Campinas), o Guilherme Álvaro (Santos), O Hospital Universitário, das Clinicas, Emilio Ribas e hospital São Paulo (UNIFESP) na capital, entre outros que podem ser acessados no site: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lista_hosp_referencia.pdf
 
O gabinete Permanente de Emergência do Ministério da Saúde mantém um HOTSITE na sua página principal www.saude.gov.br , atualizado e referenciado no Google para quem busca informações mais lapidadas.
 
Mesmo assim, o que você deve realmente saber nesse instante incerto?
 
Os principais sintomas da gripe suína são febre alta de inicio abrupto, tosse e sintomas respiratórios. Outros sintomas também podem acompanhar: dor de cabeça, dor musculares, nas articulações, irritação nos olhos, coriza.
 
Esses sintomas  valem pra quem foi para as áreas atingidas – até 10 dias após sua volta e tambem para comunicantes ( contato proximo ) de pessoas que viajaram recentemente
 
Os principais países em alerta são: México ,Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Nova Zelândia, Canadá e Israel. Na America do Sul, Colombia, Argentina e agora, Brasil
 
Se você apresentar qualquer sintoma gripal após visitar esses países, deve procurar ajuda medica e evitar a automedicação. A doença se manifesta após 3 a 7 dias de incubação e se transmite por tosse e espirros (via aérea).
 
Não há perigo na ingestão de carne de porco cozida ou assada. O vírus não é resistente a altas temperaturas.
 
A doença tem atingido mais jovens e sãos, entre 25 e 45 anos.
 
Não podendo evitar viajar para países aonde a doença foi detectada ou está sob suspeita, as recomendações são muitas: uso de mascaras descartáveis, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, assim como lavar as mãos; evitar aglomerações, contatos com doentes, não compartilhar copos, toalhas, alimentos e objetos pessoais e evitar a automedicação.
 
O diferencial para Dengue, que ainda assombra o país é que o quadro da Dengue tem menos sintomas respiratórios e mais dor no corpo, e o deslocamento é para áreas tropicais, aonde existe o mosquito Aedes.
 
Nenhum excesso de zelo é medida exagerada. A gripe espanhola, do começo do século começou assim. Devemos estar em alerta e conectados com essa rede de informações e precauções, principalmente com a chegada do inverno, que favorece as gripes em geral  
 
Se puder, evite viajar para os países afetados. Se não puder, respeite rigorosamente as instruções (trilingues) que estão sendo divulgadas nos aeroportos e portos do país.
 
O Ministério da Saúde disponibiliza um telefone para informações mais detalhadas: 0800 61 1997. Frente a um caso suspeito, o médico deve ligar para o Centro de Vigilancia Epidemiologica do Estado, o C
Comentários