Colunistas

Publicado: Sábado, 2 de abril de 2011

Google lança o +1, inspirado no Facebook

Google lança o +1, inspirado no Facebook
Google +1, o novo serviço que auxilia nas buscas

No último dia 30, um novo serviço do Google começou a funcionar, ainda em modo experimental. Trata-se do +1, através do qual os usuários do maior buscador da internet poderão recomendar os melhores resultados de suas pesquisas.

Muitos boatos haviam surgido até o lançamento do serviço. Alguns chegaram a anunciar que o Google estava vindo com uma nova rede social, mas não é bem assim. O serviço, que por enquanto só pode ser usado no Google.com e precisa ser ativado no Google Experimental, é mais simples do que isso, mas muito funcional. Com o +1,o usuário do Google pode indicar para seus contatos um resultado de pesquisa que considerou relevante, clicando no botão +1 que aparece ao lado do link. Assim, quando um de seus contatos fizer uma busca semelhante, poderá ver as recomendações, que aparecerão diretamente na página dos resultados de pesquisa, ao lado do link.

É mais uma boa tentativa do Google para se tornar mais sociável. Com o serviço o usuário pode ver do que seus amigos gostam, deixando assim os resultados da busca mais relevantes, atuando como um filtro. Os contatos do Google que terão acesso às suas recomendações do +1 virão do Google Contact, que reúne contatos do Gmail, Reader e Buzz. 

Para poder usar o serviço é preciso ter uma conta no Google e estar logado. Em breve, a empresa pretende levar o botão diretamente para as páginas de qualquer site, assim como o botão “Like” do Facebook. E as semelhanças com o serviço da rede social de Mark Zuckerberg não param por aí. O usuário também terá uma página onde terá acesso à todos os resultados de pesquisa que indicou com o +1, e até mesmo excluir uma recomendação que não acha mais interessante, assim como as famosas ‘curtidas’ da rede social. 

Essa interação nos resultados de pesquisas no Google que surge agora é mais uma conseqüência das mudanças de comportamento do internauta que vieram graças à web 2.0. Hoje, o usuário se sente mais confortável ao compartilhar conteúdo, fazer indicações, e também confia mais nas indicações de seus amigos do que nas de marcas que aparecem pela internet. Pode ser um acerto do Google, que até hoje mais errou do que acertou quando o assunto é socializar. Bons exemplos são o Buzz, serviço que até hoje não vingou, o Orkut, que corre ladeira abaixo, e o maior exemplo de todos, o Google Wave, um verdadeiro fracasso.

Assista ao vídeo explicativo, divulgado no blog oficial da empresa, para entender melhor como funciona a novidade (em inglês): 

Comentários