Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 30 de junho de 2011

Google lança nova rede social para bater Facebook

Google lança nova rede social para bater Facebook

O gigante da internet, Google, lançou nessa semana sua nova empreitada no universo das Redes Sociais. Parece que o pessoal de Mountain View sentiu-se ameaçado pelo Facebook, que começou a faturar alto com anúncios, e resolveu partir pra briga.

O lançamento da vez é o Google+ (lê-se Google Plus); e a empresa do Vale do Silício aprendeu bastante como “ser social”, depois dos fracassos do Google Wave e Google Buzz. 

Google+ é uma nova rede social, semelhante ao Facebook, mas com diversas ferramentas que a tornam diferente das outras. A idéia principal da nova rede, bastante clara no seu slogan é “o compartilhamento da vida real na perspectiva da web”. O Google quer tornar os relacionamentos online cada vez mais próximos dos relacionamentos na vida real, e para isso lançou uma plataforma recheada de ferramentas que visam humanizar as relações virtuais.

Na vida real nossos amigos não são todos iguais. Temos os amigos do colégio, os da faculdade, os colegas do trabalho, aqueles que conhecemos desde os 5 anos de idade etc; bem como dividimos interesses e assunto diferentes com cada um desses grupos de amigos. O Google percebeu isso e trouxe para sua nova rede social o conceito de Circles, que nada mais são que os círculos que amizade que todos nós temos. Com a ferramenta, o usuário poderá segmentar seus amigos, bem como compartilhar textos e vídeos com grupos específicos de pessoas, através de links de interesse. É ótimo para quando você quer mandar para seus amigos aquela piada sobre o time do seu chefe, mas não quer que ele veja. 

Além do +CIRCLES, o Google+ apresenta outras ferramentas:

+SPARKS (faíscas, em português) - Semelhante ao Google Reader, o +SPARKS procura vídeos, artigos e posts de acordo com os seus interesses. Totalmente integrado com o CIRCLES, ainda permite que esses conteúdos sejam compartilhados com grupos específicos de amigos, com os quais você divide os mesmos interesses. O sistema sempre trará artigos novos para que você e seus amigos sempre tenham assunto.

+HANGOUTS - Como um Skype integrado, permite que grupos de amigos façam videoconferência entre si. Você precisa apenas encontrar seus amigos que estiverem online e clicar “join this conversation”, que a ferramenta faz o que o Skype é capaz de fazer, só que de graça. 

+STREAM - Lembra um pouco o Twitter. No Google+ você não pode publicar conteúdos no mural de outra pessoa. É através do +Stream que você verá o que seus amigos estão postando e comentando. 

É claro que a nova rede social também estará disponível para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Os usuários de Android já podem inclusive fazer download do aplicativo para seus aparelhos. O GOOGLE+ conta com ferramentas especiais para esses dispositivos, como o envio instantâneo de uma foto para seu álbum privado, para que depois passa ser compartilhada com seus amigos; o +LOCATION, que permite informar para seus amigos onde você está (semelhante ao Facebook Places e Foursquare); e o +HUDDLE , ferramenta que permite que sejam feitos chats em grupo. 

O Google+ é o resultado das mais recentes tendências das tecnologias da internet. Ele trabalha conceitos como os de computação em núvem, na qual os arquivos não são mais armazenados em dispositivos como HDs, mas sim na gigante nuvem da internet; a humanização das relações na internet, com a tentativa de aproximar cada vez mais as pessoas; a geração colaborativa de conteúdo etc. 

A novidade pode sim trazer preocupações ao Facebook, que atualmente vem perdendo usuários nos Estados Unidos e Europa, onde a rede parece já ter se estabilizado. É óbvio que qualquer novidade vinda da maior empresa de internet do mundo, o Google, pode ameaçar. Porém, essas duas redes já mostram grandes diferenças, de modo que talvez haja espaço para uma coexistência pacífica. O Facebook tem todo o tempo e grandes mentes trabalhando para que a rede continue se modificando e melhorando, como bem avisou Mark Zuckerberg, que não perdeu tempo e já prometeu algo impressionante para a próxima semana. Além disso, o Facebook oferece muito mais espaço para as empresas, algo que no Google+ ainda não se pode afirmar.

Como faço para participar do Google+? Ainda em fase Beta de testes, o ingresso no Google+ é feito mediante o envio de convites, assim como na época do lançamento do Google Wave e do Novo Orkut. Eles já estão rolando solto pela internet, e se você quer fazer parte da nova ferramenta, é só esperar que um de seus amigos te envie o convite, ou pedir um na própria página do serviço.

Uma vez disponível, o Google+ poderá ser acessado através do botão +You na barra de ferramentas do Google. 

Veja o vídeo oficial de lançamento da rede social, divulgado pelo Google:

Comentários