Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Globo testa tecnologia 3D na novela "Viver a Vida"

Globo testa tecnologia 3D na novela "Viver a Vida"
Tecnologia 3D na novela "Viver a Vida" e Carnaval

A nova novela da Rede Globo nem estreou direito e já é assunto de diversos sites de tecnologia pela internet, mas não pelos temas que serão abordados e muito menos sobre o seu autor, Manuel Carlos, nosso querido Maneco. A novidade é que algumas cenas da novela estão sendo gravadas com a tecnologia 3D. Isso significa que em breve teremos novidades na área. Sempre é bom quando ouvimos novidades assim, que enriquecem nossa vida. Ponto positivo para a Globo.

Para esclarecer melhor, a tecnologia 3D é composta por imagens de duas dimensões: 2D (altura e largura), que com o auxílio de óculos 3D pode-se fazer com que a figura dê a impressão de apresentar profundidade também. Em outras palavras, uma figura que tenha altura, largura e profundidade é considerada tridimensional, ou seja, 3D. A Rede Globo tem hoje duas câmeras duplas que estão sendo utilizadas para gravar as cenas experimentais em 3D.

Falando em óculos 3D, você sabe como eles funcionam? Bem, eles funcionam com imagens que têm dois componentes, um azul e outro vermelho. Dessa forma, quando se coloca um óculos em que cada lente tem uma dessas cores, cada olho só consegue ver um dos componentes da imagem, ou seja, a lente vermelha só permite ver a imagem azul, e a lente azul só permite ver a imagem vermelha. É a diferença de perspectiva entre as duas imagens que cria a ilusão de tridimensionalidade. Dica: faça seu próprio óculos 3D no final do artigo.

Além da novela “Viver a Vida”, a emissora gravou também alguns trechos do carnaval deste ano com a tecnologia 3D. O resultado das duas gravações foi incrível, pois na novela os atores e objetos apareciam com uma profundidade marcante e no carnaval, os sambistas se destacaram muito mais do que de costume e as alegorias dos carros pareciam saltar da tela. Seria muito mais emocionante se a filmagem fosse só dessa forma, mas infelizmente esse modo de filmagem é cara. Uma novela inteira gravada utilizando essa tecnologia sairia muito do orçamento destinado à cada capítulo, o que já não é tão barato assim.

Para provar que a moda do 3D já começou, o YouTube lançou vídeos em 3D, ou seja, utilizando a seguinte tag na busca do site: yt3d:enable=true. Você só consegue visualizá-los de acordo através de óculos 3D ou utilizando a técnica Cross-eyed. Com essa técnica você consegue visualizar os vídeos sem o óculos, mas é preciso de treinamento rápido para isso (explico mais detalhes a seguir).

O YouTube também disponibilizou um tutorial em inglês para quem gostaria de criar seus próprios vídeos em 3D.

O retorno financeiro para filmagens em 3D não acontece, pelo menos por enquanto, sendo assim está sendo estudada por Fernando Bittencourt, que é diretor da Central Globo de Engenharia, uma maneira de levar ao público essa tecnologia, só que ainda não tem data certa. A forma mais indicada seria a criação de um canal de TV 3D, que seria transmitido por TV a cabo. Por ser uma tecnologia nova, ainda é difícil encontrar apoio financeiro que pague todo o investimento.

O importante de tudo isso é que mesmo devagar, o Brasil não pode parar no tempo, precisa cada vez mais testar as novas tecnologias que estão surgindo. Temos que agradecer à Rede Globo que começou a testar a tecnologia 3D na novela “Viver a Vida” e na transmissão do Carnaval desse ano e que outras empresas façam o mesmo... investir em tecnologia.

> Utilize a técnica Cross-eyed

O vídeo acima é para ser visualizado através dessa técnica. Ela não é tão fiel, como seria utilizando o óculos 3D, mas quebra um bom galho quando se quer um resultado imediato. Siga os passos abaixo para poder visualizar o vídeo de acordo:

1º passo: Fique com o vídeo sendo executado bem na sua frente;
2º passo: Mantenha o centro de sua visão no meio das duas telas do vídeo e começe a cruzar seus olhos, bem lentamente;
3º passo: Várias telas exibindo o vídeo aparecerão, mas tente cruzar os olhos de maneira que fique apenas uma no centro;
4º passo: Tente “trancar” essa tela central, assim a exibição do vídeo será em 3D.

> Faça seu próprio óculos 3D

Interessante poder ver as imagens tridimensionais, mas e quem não tem óculos 3D para usar e não se interessou pela técnica Cross-eyed, como fazer? Para você que assim como eu não tem um óculos desse, não deixe de ler um passo a passo de como criá-lo de uma maneira bem simples e rápida. Essa dica eu encontrei no site G1 da Globo.com.

1º passo: Separe os seguintes materiais: tesoura, cola, impressora com papel sulfite, um pedaço de cartolina e acetatos (ou papel celofane) vermelho e azul;
2º passo: Imprima o molde em uma folha sulfite;
3º passo: Recorte esse molde e cole as três peças numa folha de cartolina;
4º passo: Recorte a estrutura resultante na cartolina, inclusive os espaços indicados para as lentes;
5º passo: Cole um pedaço de acetato ou celofane vermelho e outro azul nos locais indicados, ou seja, nas “lentes”;
6º passo: Dobre as hastes e seu óculos está pronto. Leve em consideração que a “lente” vermelha pertencerá ao olho esquerdo e a azul, no direito.

> Dica de vídeo

Para ver mais de perto sobre a tecnologia 3D, foi disponibilizado um vídeo tridimensional no YouTube que só será bem visualizado com óculos 3D. Aproveite e teste seu óculos 3D novinho feito em casa.

Comentários