Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 29 de junho de 2007

Girassol, ensina o mundo!

Girassol, ensina o mundo!
Girassol
Se olharmos para a natureza encontramos REDES, se olharmos para a sociedade estamos em redes.
 
O girassol em sua unidade tem uma ordem comum a todas as pétalas, sementes e outros elementos. Essa ordem tanto pode ser percebida no que se repete sempre, como também na maneira do crescimento dinâmico, na energia criadora e orgânica.
 
As redes também estão presentes e vivas na sociedade e aqui vou tratar especialmente das redes sociais, que são caracterizadas como uma organização democrática, constituída, por membros autônomos, interligados de maneira horizontal e que cooperam entre si.
 
Rede é afetoe troca, com um objetivo compartilhado, onde um grupo de pessoas se encontra buscando seu fortalecimento de forma colaborativa, participativa e consciente. O encontro dos membros, trocas e gestão, são simultâneos e não
lineares.
 
As redes sociais nasceram a partir da década de 80 principalmente no cenário da militância ecológica.
 
Dinâmica
O maior desafio para atuar em rede é exercitar uma nova lógica de pensar, sentir e agir.
 
Faz parte de nossa cultura e educação a verticalização da gestão, esperar o estímulo e a motivação externos, o que dificulta a gestão horizontalizada, como se acredita deva existir na ação em Rede.
 
Moran no livro "Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica", nos diz que "o processamento da informação na atualidade não se satisfaz com a linha lógico-seqüencial, pois pensamos e processamos conhecimentos de forma multimídica e hipertextual, o que requer maior percepção sensorial; a quantidade de informação não implica necessariamente em mais conhecimento- este só se torna produtivo se for integrado em visão ética pessoal, para nos auxiliar a pensar para melhor agir no mundo".
 
De todos para todos
A informação e conectividade são alimentos principais nas redes sociais. Os membros são produtores e autores.
 
A comunicação sem distância (presencial) não é substituível pelas novas ferramentas de comunicação, mas potencializadas por elas, na busca de maior interação.  Essas ferramentas são acessórios que em muitas situações facilitam os trabalhos da rede e a atuação de seus membros.
 
Sites, Blogs, Listas de discussão, Orkut, Wikis, Skype, MSN e Vídeo Conferencoia são usados para a expressão dessas Redes, produção do conhecimento e a emancipação digital.  
 
Convido os leitores do itu.com a se aventurarem sobre este tema e cair numa rede.
Dicas:
Site da Rede Paulista de Educação Ambiental www.repea.org.br
Textos sobre redes: www.rits.org.br
Comentários