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Publicado: Sábado, 20 de outubro de 2012

Geração Y - Perfil, Motivadores e Relacionamento

Em tempos onde os modelos de liderança, as maneiras de se atingir melhores resultados e a retenção de talentos são amplamente discutidos dentro dos meios corporativos, entender o perfil, o comportamento e os reais motivadores da mais recente geração a tomar conta do mercado de trabalho pode ser um pontapé inicial bastante interessante para os líderes da atualidade e as empresas em si. No artigo de hoje eu iniciarei uma pequena série tratando das gerações que coexistem atualmente no mercado (predominantemente a X e a Y e alguns remanescentes “baby boomers”) e, nos próximos artigos, falaremos também de uma geração que ainda dará muito o que falar: a geração Z. Comecemos então pelos jovens da geração Y!

Em primeiro lugar, quando estamos falando de geração, nos remetemos ao produto de um contexto temporal político, econômico, histórico e social utilizando a variável idade como um divisor de águas. Esse produto impacta diretamente a forma como a sociedade evolui. Os autores não chegam a um consenso de quais são os limitadores temporais das gerações que surgiram desde 1945 (antes de 1945 não era prática comum a categorização por idade e o estudo do comportamento dos consumidores) quando se encerrou a 2ª Guerra Mundial, porém de forma mais generalista tem-se:

Geração de veteranos ou tradicionais – nascidos antes de 1945

Geração “baby-boomers” – nascidos entre 1945 e 1964

Geração X – nascidos entre 1965 e 1980

Geração Y – nascidos entre o 1981 e meados de 1990

Geração Z – nascidos entre meados de 1990 e 2015

Como é notável pelas escalas temporais acima, a predominância atual no mercado é de jovens da geração Y e, inclusive, muitos deles já começam a assumir cargos de liderança dentro de corporações e também a assumir uma posição de liderança pelo seu perfil empreendedor em diversos contextos (incluindo suas próprias empresas). Uma pesquisa recente realizada pela Cia de Talentos em parceria com a Nextview People ouviu mais de 46 mil jovens entre 20 e 26 anos e chegou a um impressionante dado de que 51% dos Y brasileiros disseram ter a intenção de empreender em um horizonte futuro máximo de 6 anos.

Os garotos da geração milênio (outro nome para geração Y) são impacientes, criativos, imediatistas, versáteis, ansiosos e afinados com a tecnologia. Por conta dessa última característica, são também abertos a compartilhar, cooperar e discutir idéias e valorizam a autonomia e a qualidade de vida. Alguns recentes estudos coordenados pelo americano Don Tapscott, autor do best-seller Wikinomics e do recém-lançado Grownup Digital,apontaram algo interessante: forte rejeição às atuais estruturas hierárquicas das empresas. São também quebradores de paradigmas para abrir caminho para a inovação com produtos e serviços.

Todas essas características acima são relevantes, porém a autorrealização talvez seja uma das grandes marcas desses indivíduos inquietos. Palavras como: valores, sentido e propósito são grandes norteadores desses jovens e, diante disso, é natural que eles queiram que seu trabalho e sua jornada de vida com um todo tenham um significado bem definido. Em outros artigos trataremos de como a pirâmide do psicólogo Abraham Maslow “conversa” com todos esses temas, porém, de forma simples e direta, pode se dizer que essa geração visita e muito com sua mente, postura e intenções o topo dessa pirâmide. A pirâmide de Maslow hierarquiza as necessidades humanas colocando o estado pleno de um ser humano como sendo a busca pela autorrealização movida por sentido e valores, que são reais motivadores de qualquer indivíduo em qualquer época e contexto.

Concluo nosso encontro de hoje com minha visão de que não existem gerações melhores, mas sim contextos históricos diferentes que produzem gerações com marcas e características específicas e variadas. Cada indivíduo, independente da geração, tem um valor inestimável. Creio que conhecer e aprender a conviver com outros indivíduos da mesma geração ou de qualquer outra anterior ou posterior é um exercício incrível dependente de uma dose considerável de flexibilidade, disposição para cooperar e trabalhar com equipes heterogêneas, controle do ego e, acima de tudo, de amor ao próximo!  Se você deseja ter resultados excelentes com essa geração ou com qualquer outra, seja empático colocando o seu coração e mente no coração e na mente do seu par, liderado ou líder e tenha muito sucesso!

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