Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Gente de Itu

Esta semana eu resolvi falar de um aspecto de Itu que, para mim, faz toda a diferença. Claro que quando falamos em Desvendar Itu, estamos pensando nos lugares, programas e passeios que a cidade oferece. Mas esses mesmos luga-res, sem a acolhida calorosa das pessoas, ficariam completamente sem vida.
Quando resolvemos vir morar aqui, teve um fato que nos marcou muito: o atendimento. Nós - meu marido e eu - ficávamos impressionados em ver como as pessoas eram prestativas e atenciosas, mesmo sem nos conhecer. Por incrível que pareça, essa foi uma das principais razões que nos fez decidir vir morar em Itu.
Este mês completamos 4 anos como moradores da cidade. Posso dizer com o coração tranqüilo que nós não nos enganamos. Mais do que isso, eu jamais imaginei que a acolhida seria tão grande.
Fiquei fazendo a minha "listinha de pessoas queridas" e ela é muito grande. Eu pretendia nesse artigo citar vários nomes. Mas depois fiquei com medo de esquecer alguém, e achei melhor dizer genericamente. De qualquer forma, são pessoas de todas as áreas, que de uma forma ou de outra me tocam profundamente.
Gente da vida cultural da cidade, que é tão presente no meu cotidiano.
Líderes de projetos solidários e ações de voluntariado que me emocionam a cada momento
Profissionais da saúde que viraram amigos tão especiais
Educadores que trocam tantas idéias e ideais com a gente.
Empreendedores de Turismo, que tanto me ensinaram.
Jornalistas que viraram muito mais do que colegas.
Artistas talentosos que emprestam sua arte para o nome da nossa cidade.
Comerciantes que viraram amigos.
Mães e pais que partilham histórias na porta da escola e que recebem meus filhos com tanto carinho.
Enfim, toda essa gente de Itu que me acolheu tem dentro do coração aquela coisa boa que - felizmente - ainda existe dentro das pessoas. Nas cidades grandes, parece que isso se perdeu no meio da multidão.
Portanto, é importante saber que isso faz uma enorme diferença para o turismo de uma cidade. Eu já passei pela experiência de visitar um local e querer sair correndo de lá, em função do tratamento ríspido das pessoas. Não basta ter apenas belas paisagens, rico patrimônio, boa estrutura gastronômica e hoteleira. É fundamental cuidar da nossa acolhida, pois é ela que vai dar significado à viagem. São os encontros (ou desencontros) que marcam as histórias pessoais de cada um.
Nós, do PróTur, temos um grande compromisso com o aspecto humano do turismo. E eu, pessoalmente, só tenho a agradecer a toda essa gente de Itu!
Comentários