Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gengibre: a melhor maneira de aliviar a garganta

Gengibre: a melhor maneira de aliviar a garganta
O Gengibre está crescendo a cada dia que passa

O título do artigo pode ser bem sugestivo, mas garanto que não vou falar desse gengibre que você está pensado. Brincadeiras à parte, o tema do artigo é sobre o site Gengibre. Ele é uma maneira bem simples de aliviar a garganta, ou seja, se cadastrando no site é possível gravar áudios (podcasts) de até 6 minutos.

Que tal gravar sua mensagem de protesto contra o nosso Senado? Cantar uma música? Falar sobre um determinado assunto para todos ouvirem? Com o Gengibre tudo isso é possível.

Antes de dizer com mais detalhes sobre o site, saiba que o Gengibre é um projeto que conta com uma equipe de quatro integrantes: Rodolfo e Gustavo Sikora, Cazé Peçanha e Andréa Santis. Essa turma é responsável pelo sucesso do site que está cada vez melhor para nós, internautas. Destaque para o Cazé Peçanha, que é apresentador de TV na MTV... ele apresenta o Notícias MTV.

No Gengibre você consegue interagir postando áudios ou até mesmo comentando o que já foi postado. Ele é muito simples de usar e muita gente já está aliviando a garganta com ele, inclusive eu. Ainda estou usando a ferramenta de forma tímida, mas quero usar mais com toda certeza. Veja meu perfil lá no Gengibre. Como disse meu amigo Wilker Perelo: “Gengibre é uma outra fonte de hosting de podcastings para quem gosta mais de falar do que escrever”. Ele tem toda razão!

Para quem não tem microfone em casa, pode aliviar a garganta diretamente pelo telefone. Sim, é isso mesmo, na rua se aconteceu uma situação curiosa, você pode ligar para os telefones do Gengibre que sua mensagem ficará disponível no site, mas para isso é preciso configurar o número de seu telefone na aba “Configurações”, que aparece depois de entrar em “meus posts” de sua conta. Assim quando for ligar desse telefone para um número do Gengibre, seu número é reconhecido e seu post é disponibilizado no site. Quando se liga, há outras opções disponíveis também para escolha. Você escolhe se quer conversar ou enviar torpedo fone, além da aliviada de garganta propriamente dita. Uma dica importante que vi outro dia no Gengibre é que sua ferramenta de voz pode ser usada também em caso de perigo. Se tiver alguém te perseguindo na rua, por exemplo, você pode ligar para o Gengibre e começar a gravar o que está se passando (você escolhe se quer gravar de forma anônima ou pública, neste caso estará disponível em seu perfil no Gengibre), assim conhecidos, amigos e parentes poderão saber o que está acontecendo com você simplesmente através da ferramenta. Uma ótima dica que deve ser levada a sério. Recomendo!

A página principal do site é composta por “Destaques da semana”, “Últimos postados”, “Tags” e outros destaques. No menu superior é possível visualizar todas as aliviadas de garganta, as mais ouvidas e mais comentadas. Para ouvir qualquer postagem de usuário, basta clicar no botão “Ouvir” que aparece ao seu lado.

Para começar a colocar a “mão na massa” é preciso se cadastrar no site. Com o cadastro efetuado, você já estará visualizando sua conta.

Para soltar a voz é preciso clicar em “Meus posts” que aparece no menu superior do site. Para começar a gravação é só dar início no processo, através do botão “Gravar”. Pare a gravação ou simplesmente ouça o que foi gravado. Se estiver do seu agrado, coloque ao lado o título e as tags (palavras-chave)... para finalizar o processo clique em “Enviar”. Personalize agora sua conta no Gengibre. Insira uma foto, escreva sobre você e confira abaixo da foto alguns itens que mostrarão as pessoas que você está ouvindo, seus ouvintes, favoritos, mensagens diretas, seus arquivos de áudio e RSS (maneira simplificada de apresentar o conteúdo de um site).

Pensa que é só isso? Está enganado! O Gengibre tem comunidades e interage com o Twitter, assim quando postar algum arquivo de áudio o Gengibre lança uma mensagem lá no Twitter, configurada por você. Para configurar essa mensagem, é preciso entrar em “meus posts” do Gengibre e depois clicar no botão “Configurações”. É possível também levar o player do Gengibre no seu site, blog, etc. O player nada mais é que um tocar de seus arquivos de áudio, postados no Gengibre.

O Gengibre está crescendo a cada dia que passa. Não fique de fora dessa nova mania. Não se esqueça, para aliviar a garganta, Gengibre nela!

> Dica de vídeo

No final de 2008 o Gengibre lançou uma campanha na MTV para divulgar sua ferramenta. O vídeo ficou bem simples e objetivo, não deixe de assistir:

Comentários