Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Genéricos Gastronômicos

Crédito: yvone001 Genéricos Gastronômicos
A apresentação da comida é a alma da receita
Do que adianta, chegar em casa cansado depois de um dia infernal, ou na calada de uma noite “especial”, ter uma despensa recheada de lata de óleo, sacos de farinha, potes e potes de extrato de tomates e feijão? Nada.
Nessas horas – e também naquelas solitárias, um estoque estratégico, com guloseimas leves, generosas, tentadoras e de preparo quase instantâneo, faz a diferença.
Para os inimigos do fogão, pacotes de sopas cremosas, de risotos exóticos, e um bom doce de leite caseiro para comer de colherada, cujos preparos só pedem água e microondas, são indispensáveissssssss. Torradas crocantes pinceladas com geléias apimentadas ou patês especiais e também caros fazem bonito.
Para os que não têm medo de colocar a mão na massa e sabem o que quer dizer “all dente”, uma italiana, tirada da caixa na hora e incrementada com um molho pronto bem espesso, é uma idéia que sempre surpreende. E por essas e por outras que repito: a despensa de comidinhas, de fútil não tem nada e deve ser provida de vários itens supérfluos por toda dona (o) de casa que se preze.
Mas é sobre incrementar pratos prontos que vou falar hoje. Este também é o truque de quem não tem tempo para cozinhar, mas adora comer bem.São dicas simples mesmo para aqueles que não têm a menor idéia do que é fogo lento, ou marinar, e também para quem como eu não tenho tempo, mas gosta de comer bem.
A solução foi apelar para a comida pronta.  Mas aviso logo:- na cozinha tudo dá trabalho, por isso é sempre bom ter à mão alguns ingredientes “chaves” para facilitar a vida na hora da pressa. Experimentando variações e acrescentando pequenos “toques” e inventando combinações descobri que a comida pronta ou quase pronta perdeu totalmente aquela cara insossa de industrializada e em poucos minutinhos.
Se você também anda injuriado e não agüenta mais pedir pizza, comida chinesa ou comer na rua bem vinda ao clube.
Lasanha Pronta:
Acomode numa travessa duas ou três lasanhas prontas, cubra a travessa com molho pronto a bolonhesa, em seguida coloque uma camada generosa de presunto e outra de mussarela. O efeito é glorioso! O prato rende uns 30% a mais e se tiver convidados todo mundo vai achar que a massa foi feita por você. Hoje sirvo essa lasanha sem medo de errar.
 
A “famosa sopa americana” da lata:
Pede mais tempero. Cebolinha, fatias de parmesão, ajuda também a corrigir o sal que falta, salsa desidratada e croutons no final, muda totalmente a sopa e faz a maior diferença.
 
Sopa em pó de pacote:
Uma sopa em pó de ervilha, por exemplo, fica com outro sabor se incrementada. Doure a parte pedacinhos picados de baycon (já vende picadinho em embalagens apropriadas) num fio de azeite e despeje no final do preparo sob a sopa ainda na panela. O mesmo acontece com a de caldo verde. Basta fritar umas fatias de lingüiça calabresa e adicioná-las no final. Se quiser incrementar ainda mais, despeje minutos antes de apagar o fogo, um pouco de couve por cima. (Também já vendem picada)... Em tempo: Quase todas as sopas de pacote encontradas no mercado ficam uma delicia quando acrescentamos temperinhos da nossa preferência.
 
Disco de pizza pronta congelada:
Dia desses tinha uma pizza congelada de calabresa no freezer, depois de alguns minutos no forno retirei-a e tive a idéia de adicionar cebolas cruas cortadas em rodelas finas, azeitonas pretas, orégano e azeite, coloquei-a no forno novamente mais alguns minutos, a pizza virou outra coisa - Ficou saborosa, diferente.
 
Macarrão instantâneo:
Já viu algo mais sem graça? Porém tudo pode mudar em segundos se enquanto a água ferve você cortar um pimentão e uma cebola em cubos em seguida uma rápida grelhada em fio de azeite e antes dos quatro minutos indicados na embalagem, escorra com a ajuda de um garfo direto na panela onde estão os legumes grelhados, acrescente uma ou duas colheres de molho shoyo (básico) que também ajuda a corrigir o sal, e assim estará pronto um verdadeiro e quase yakissoba!
 
Capelett “Massas Frescas”
Delicioso, quentinho e saboroso Capeletti in brodo - a coisa mais fácil de fazer! 
O segredo do Capeletti in brodo está quase todo no caldo. Mas também se pode usar o caldo pronto. Prefira usar massa fresca, aquelas que ficam na parte dos lacticínios em geladeira, ou aqueles de pacotinho, que vendem na sessão onde fica o macarrão. Geralmente é importado - italiano - e com preços variáveis o resultado é surpreendente.
 
Se quiser fazer o caldo é simples: Uma base boa é de frango puxadinho no azeite, com bastante cebola picada, um dente de alho, temperinhos a gosto e deixe apurar um pouco. Cozinhe nele o Capeletti - 10 12 minutinhos lembrem que o ponto do Capelett é “all dente”.

Pronto! Pra servir, polvilhe com um punhadinho de cebolinha verde picada bem miudinha e um bom punhado de parmesão ralado com pãozinho italiano para acompanhar e mais nada. Hummmmmmmmmm!
 
Está com saudades de um bom filé?
 
Filé ao molho de Manteiga e Creme de leite.
Compre os filés já cortados tempere com sal, pimenta, um fio de azeite e grelhe numa frigideira bem quente. À parte, derreta meio tablete de manteiga e vai mexendo até o ponto de formar uma pequena espuma no fundo da panela, co
Comentários