Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Garimpo na Feira

Crédito: yvonepereira Garimpo na Feira
Peças multiuso, kitsch e artesanais crie a sua

Sempre que posso, um dos melhores programas que curto fazer é vaguear pelo mercado central, pela caótica Rua 25 de Março, apinhadinha de gentes, camelôs e de comércio popular e pelas feiras livres.
 
Das feiras livres, gosto, particularmente, por ser uma das manifestações culturais mais antigas praticadas ainda nos dias de hoje e pela lembrança que tenho dos meus tempos de menina.
 
Gosto de observar à dinâmica de sociabilidades, o burburinho, à diversidade, a profusão de alimentos, os aromas, o cromatismo, o comércio, as barganhas, as dicas culinárias, as ofertas de produtos.
 
É um ótimo lugar para lambiscar frutas, conhecer as verduras, lembrar do passado – e para fazer ótimas compras.
 
Confesso que faço um esforço inútil para fazer vista grossa para a desorganização, sujeira e amadorismo dos feirantes, mas reconheço a grande contribuição que nos dão (mesmo sem terem essa consciência) pela preservação de hábitos relacionados com os nossos costumes de antigamente.
 
O fato é que nesses mercados e feiras sempre se pode ver coisas incríveis, que nem sempre é lugar-comum, bregas ou caricatas, onde a monotonia, com certeza, não vigora.
 
Mas, não se enganem o mercado sonha algum dia, virar shopping Center e levar os restos mortais das minhas lembranças que se perdem na estrada da modernidade.
 
Escolha uma roupa e calçado bem confortável e prepare-se para a caminhada. Além das ofertas, das frutas, legumes e verduras da estação, o passeio é ótima oportunidade para garimpar preciosidades para a sua casa. Não tenha pressa nas negociações. Nunca se sabe o que há de interessante na barraca adiante, além disso, de uma venda para a outra, o preço e a qualidade podem ser diferentes.
 
Olho clinico e pechincha garantem bons e baratos achados.
 
Quer ver:
- Leiteira açucareiro e xícaras brancas de ágata sempre estão presentes na feira e costumam ser muito mais em conta do que nas lojas de utensílios. Recentemente, comprei quatro xícaras de café esmaltadas (para caldinho de feijão) paguei R$ 18,00.
 
- Taxo de ferro seve para preparar paellas e fica bem bacana como centro de mesa na cozinha ou apoiado sobre um balcão.
 
- Marmitas de alumínio, viram caixas para guardar coisas miúdas nas gavetas da cozinha ou do banheiro.
 
- Pegador de cereais de zinco funciona como divertidos vasinhos para flores. Pintados viram porta-guardanapo.
  
- Balde para roupas de alumínio também vira (cachepo) para vasos ou flores.
 
- Funil de plástico, fixado com uma ventosa na ponta, viram os Bowles para a pipoca da garotada. Encontrei essa idéia numa revista antiga, recortei e guardei.
 
- Escorredor de macarrão (com buracos bem pequenos) de alumínio pode virar um interessante vaso para se plantar ervas. Testei e aprovei!
 
- Na hora da baciada, a sacola pode ser a sua melhor amiga. Na feira há uma infinidade de sacolas descoladas, feito essas que a gente vê nas revistas de moda, muito usadas no verão para uso diário.
 
- Outros atrativos das feiras são os modelos de vassouras que não costumamos ver nas prateleiras dos supermercados. São Coloridas para vários tipos de usos. Dá para escolher mesmo.
 
A feira é especialmente indicada também para comprar:
- Peixe fresco - filé de pescada branca e sardinha são imperdíveis na feira e absolutamente irresistíveis! Mais perto do final da feira é praxe os preços abaixarem bastante.
 
- Pimenta moída na hora, couve picadinha;
 
- Ervas seca e especiarias (cominho, noz moscada, colorantes, anis, cravo, canela etc).
 
- Ervas frescas de todos os tipos (pimenta de cheiro, ervas aromáticas para banhos e chá, etc).
 
- Coco ralado na hora – só encontro nas feiras.
 
- Biscoitos e petiscos com sabor caseiro – Diversão garantida e adeus dieta!
 
Há uns dias atrás, antes de escrever este artigo, passei na feira aqui perto de casa para ver se a feira ainda continua a mesma.
 
Caminhando por entre as barracas me surpreendi ao ver que os feirantes continuam mimando seus fregueses com degustação de frutas, slogans bem humorados para vender seus produtos e dicas para lá de preciosas.
 
Tudo em nome de uma clientela fiel e mal acostumada.
 
Ah, ir à feira e não comer pastel? Nem caldo de cana? Você só pode estar brincando.
 
E que tal aproveitar e levar flores frescas para casa?
É Bom Feng Shui.
 
Comentários