Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Gaiolas douradas

 

Celestina contempla tristemente o belo pássaro silvestre preso na gaiola e imagina que um dia ele foi livre, dono do espaço infinito, dono de si mesmo, até que, maldosamente alguém lhe preparou a armadilha onde ele, inocente, sem conhecer a maldade dos humanos adentrou e, ato continuo, uma tampa desceu impedindo-o de sair.

Foi levado para a casa de seu algoz que, insensível a sua angustia, prendeu-o em uma bonita gaiola dourada onde ele tem sempre comida, água, sol e sombra na medida certa, é admirado por quantos o veem, mas não tem a liberdade de ir e vir garantida por lei aos seres humanos e que, certamente, deveria ser extensiva aos animais.

Seu canto é melodioso e absorvente, único meio de extravasar a sua dor, sua saudade, sua revolta, passando aos que o ouvem a impressão de uma alegria que ele está muito longe de sentir A moça identifica-se com a ave cativa.

Também ela foi livre e feliz até o dia em que se casou com a pessoa errada.

O casamento foi como uma armadilha que a aprisionou aos caprichos de um homem rico, poderoso, mas grosseiro e egoísta.

Como aquele pássaro, ela também parece ter tudo para ser feliz, mocidade, beleza, excelente posição social, conforto, luxo, regalias muitas vezes invejada por aquelas que não sabem a dor que se esconde por trás de seu sorriso fácil, de sua aparente felicidade e nem sequer imaginam o quanto é triste a sua dourada prisão..

Comentários