Colunistas

Publicado: Terça-feira, 17 de maio de 2011

Fortalecer a Fé

Considerando-se o trágico episódio do Realengo, inúmeras reações e supostas proteções aconteceram, desde melhor proteção policial das escolas até a sugestão para mais um desnecessário e inútil plebiscito do desarmamento.

Na verdade, a população brasileira de maioria e tradicional formação católica-cristã, precisa rever os fundamentos da religião que adotou e pratica, pois aí se encontram as razões explicativas não só dessa tragédia como da violência e criminalidade que assola o país.

Nessa revisão vai constatar que, diuturnamente influenciada pela mídia maléfica, é sugestionada para considerar o Deus da sua religião como um ente abstrato que pode não existir e assim tratar-se de mera figura decorativa sem nenhum poder.

Ora, meus caros, o Deus cristão não é ficção mas realidade: poderoso, omnisciente, justo, misericordioso, amável. Graças à misericórdia e amor Divinos é que nos encontramos salvos, pois o pecado que é a violação dos preceitos e mandamentos que nos deixou, superabunda impulsionado pela perversa mídia dominada pelos adversários satanizados, que nos levam para a morte e destruição total.

Por quê Deus amável e misericordioso, permitiu ou não impediu o assassinato daquelas crianças ? Observa-se que Ele não violou a lei natural impedindo que tiros na cabeça são fatais, com isso chamando a atenção dos cristãos fracos que as leis divinas (mandamentos) não podem deixar de ser cumpridos sob pena de graves conseqüências.

Para se impedir tragédias semelhantes há necessidade de constante oração ativa (frequência aos sacramentos, orações diárias em suas diversas formas e improvisações) ou simplesmente passiva (não violação –observância- dos dez mandamentos.

É claro que a grande maioria, influenciada por aquela mídia maléfica, está pouco se lixando em observar os mandamentos, especialmente o sexto, que regulamenta os prazeres da carne.

Portanto, não há nada de surpreendente na omissão da proteção Divina naquela chacina. Resta-nos da trágica lição empreendermos esforços no sentido de aumentar e fortalecer a fé, pois até o Sumo Pontífice em um dos seus últimos pronunciamentos foi textual e incisivo: “ o papa Bento XVI  lamentou ontem que os cristãos tenham se tornadoem grande parte, um povo incrédulo e afastado de Deus vendo no Ocidente uma lassidão problemática ante a própria cultura e história.” (Correio Popular de 22/4/11).

Colaborando para melhor elucidação e incremento da fé achamos útil, embora com alguma repetência, transcrever ensinamento do saudoso professor José Pedro Galvão de Sousa constante do seu Breve Catecismo Expositivo, pg. 49: “ o padre Emmanuel, em suas Lettres sur La Foi, ensina que a Fé  pode crescer, diminuir ou perder-se. Contribuem singularmente para o aumento da Fé a instrução religiosa e a piedade ( oração e vida sacramental). Expõe-se a perde-la quem se deixa levar pelas máximas do mundo. Se diminui em alguns depois do batismo, noutros em seguida à primeira comunhão, é por falta de instrução religiosa e por não se acautelarem contra o ateísmo prático do mundo em que vivem (os jovens no ambiente das escolas; os adultos nos mundo dos negócios e com preocupações não ordenadas para Deus). Como os Apóstolos, devemos pedir: Senhor aumentai em  nós a Fé –(Lc.17,5).”    

Comentários