Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Finalmente o belo Fernado Padula acerta,duas vezes

Finalmente o belo Fernado Padula acerta,duas vezes

Quem manda na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sempre foi o Dr. Fernado Padula, desde que entrou lá. Aos poucos foi articulando e sempre sozinho na linha do gol, mas sempre fazendo gol contra. Parece que agora ele está do lado certo do jogo. Do lado da Escola Pública.

Vai levar anos para que acerte e para desfazer os desatinos que comandou, mas sempre é tempo de consertar.

Responsável pela Cartilha dos Corvos e pelo fechamento de todos os turnos em São Paulo e pelas escolas fechadas também. Além de muitos outros equívocos. Agora ele acertou duas vezes, e como os mais longos caminhos começam com o primeiro passo, quem sabe, agora vai...

Ele demitiu o Prof. Doutor João Palma, secretário adjunto, que voltou para a faculdade dar aula, não vai sentir nada, mas também não podemos dizer que vai fazer falta. Muito pelo contrário. Corporativista ao extremo se posicionou contra a Escola de Tempo Integral, que também está a anos luz de ser o ideal.

O segundo acerto foi que na Escola Integral ele não aceita professor concursado. Só Designado, e Ofas. Deve ter sido muito dificil essa decisão, só com muito peito. Se temos um monte de restrição e crítica a Escola de Tempo Integral do jeito que vai ser, pelo menos não vai estar na mão de professores inimputáveis, errou e não acertou o passo, pode ser demitido.

Ele pode fazer mais, sem prejudicar professor concursado. Basta fazer valer a Lei. Pode começar agora com os milhares concursados. Nos dois primeiros anos demita os ruins. Nesse tempo é mais fácil. Nâo deixa as cobras criarem asas. Elas contaminarão a rede e atrapalharão o trabalho das educadoras.

O maior problema da escola pública é a estabilidade que dá ao professor concursado a inimputabilidade. Para os que estão chegando o remédio é esse, para os que já estão com a boca torta por conta do cachimbo, também tem jeito.

Jeito tem é só querer.

Comentários