Colunistas

Publicado: Sábado, 4 de setembro de 2010

Fernandópolis e o fracasso da repressão

Recentemente a Globo mostrou Fernandópolis (SP) mergulhada nas drogas. Para uma cidade pequena as cenas foram chocantes. Era uma Cracolândia a céu aberto. O céu da cidade onde mais se persegue crianças e alunos. Toque de recolher, famílias perseguidas. Conselho Tutelar dando blitz junto com a polícia na caça de criança e adolescente fora da escola ou fora de casa.

Violaram frontalmente a Constituição, cerceando o direito da criança e do adolescente. Não podiam circular pela cidade; se estivesse com uniforme da escola era tratado como bandido. Com direito a abordagem policial e humilhação diante das Câmeras da Rede Record, que acompanhava a caça.

Então mudar a Constituição completamente e obrigar todo mundo a ficar confinado dentro de casa não podia. Caíam de pau ferozmente em cima do adolescente.

NÃO DEU CERTO, NÃO PODIA DAR.

Na última reportagem da Rede Record, dois policiais posaram de heróis diante das câmeras, ligando para a escola de onde o aluno teria se evadido. A satisfação deles parecia com a satisfação de quem prendeu um traficante perigoso. Era apenas um aluno que matou aula. Fácil assim.

Se Fernandópolis está mergulhada nas drogas, seria mais natural que pegassem o “cabeça”, o traficante. Mais natural, mas não tão fácil como dar cana em aluno de escola pública.

Uma advogada na época foi entrevistada e disse que esperava que não passassem a abordar aluno por estar uniformizado na rua. Era exatamente o que estava acontecendo, na mesma reportagem.

Então cobramos da OAB de Fernandópolis...

O lado menos negro menos vergonhoso da reportagem foi o CONANDA se pronunciando e dizendo que só se combate a criminalidade infanto-juvenil com políticas públicas, voltada para a prevenção.

Educação; e só faltou pedir à escola que acolhesse os alunos. Faltou ele aproveitar e pedir menos repressão na escola pública. Bons exemplos e aulas de qualidade.

Com políticas públicas para adolescente, escola pública interessante e atraente, prevenção seria a solução.

Fernandópolis usou a violência e a repressão e foi um ótimo exemplo de fracasso retumbante. Faltou ao CONANDA ser mais preciso, mas o que falou já foi o suficiente para desmoralizar a política do toque de recolher para alunos de dia e todos adolescente de noite.

Comentários