Férias no interior: o melhor de Itu está na sua gente!
Aqui em Itu você poderá ouvir músicas e causos caipiras regados de uma boa comidinha tradicional e acompanhados de histórias de todo tipo: desde assombrações, tradições, religiosidade, passando por fatos históricos, cavalos, passarinhos e por que não...fofocas e os intermináveis papos existenciais.
Marque encontros com essa gente. Pessoas que vivem o cotidiano pacato da roça ou de uma cidade do interior e são verdadeiros guardiões da natureza, da cultura e das festas de Itu.
Venha conhecer nossas matas, pedras, riachos realizando um passeio em que cabe toda família, as cavalgadas nas fazendas Capoava, Pirahy, Chocolate e das Pedras e também no Centro Hípico Modelo. Enquanto seu cavalo é selado, ou na volta do passeio, você poderá parar nos botecos do Raul, do João e do Luis e experimentar uma boa cachaça ou se esquentar com um delicioso café, que sempre ajuda na contação de causos. Aproveite também para conhecer e saborear a história do café na Fazenda Bela Vista, com a Bebel.
Trilhas e caminhadas são acompanhadas pelo Zezinho e o Ayô da Capoava e, prepare-se para as histórias de saci e assombração. Agora, se você é um peregrino em potencial, faça parte do Caminho do Sol e, ao passar pelo Limoeiro da Concórdia, conheça a bonita história da família Nunes, contada pelo Clemente. Se você tiver sorte, lá encontrará um grupo de cururu que faz desafios até o amanhecer. Aos sábados, o Roteiro Caipira passa por lá e alegra o local com o Timóteo, com o saci, teatro e músicas dos violeiros.
Converse com o Klaus, do Sitio Caritu, que vende verduras orgânicas na Rodovia Marechal Rondon, perto do Condomínio Vila Real de Itu. A Horta da Fazenda também vende produtos orgânicos, que são deliciosos. E falando em delícias, aproveite para conhecer o Apiário do Nono e adoçar o seu dia com o mel que é fabricado lá.
Para os pequenos, um parque com animais e outras diversões está esperando a família na Fazenda do Chocolate. O camping das Pedras também tem bichinhos e passeios para a criançada e o Pesqueiro Maeda é diversão na certa, com teleférico, trenzinho e muito mais!
Temos ainda passeios para os ciclistas com uma turma campeã de várias provas nacionais, o Cândido e o Ricardo, da Ravelli Bikes. E como opção de hospedagem mais esportiva, Itu e região têm uma diversidade de campings para sua escolha, como o Camping Cabreúva, Carrion, Casarão, Das Pedras e Chapéu-de-Sol.
Um almoço tipicamente caipira, comidinha feita no fogão à lenha é com a Dona Rasma em meio a um cenário de antigo pouso do século XVIII, na Fazenda Concórdia, situada no Bairro Pedregulho. Se você gosta mesmo da roça, depois da Dona Rasma continue seu passeio para descobrir o que é um bairro rural. Lá você pode conhecer a Dona Carmelita ou a Dona Maria e ouvir mil histórias da época em que havia fazendas produtivas na região. Aproveite para tomar garapa no seu Zé e apreciar a bela sede da Fazenda Floresta.
Um pouco da história dos antigos republicanos, da instalação de usinas de energia no estado de São Paulo, ou das tradições religiosas das festas católicas? Converse com o Jonas ou a Anicleide do Museu Republicano, a Márcia do Museu da Energia ou o Luis Roberto, historiador e maestro do Coral Vozes de Itu, que conhece as origens dos rituais e das igrejas históricas ituanas. Ao passear pelo centro antigo de Itu você descobrirá antigos sobradões pertencentes aos barões do café e durante a caminhada pode até encontrar com o Jair de Oliveira, engenheiro responsável pela preservação e restauração de muitos patrimônios históricos de Itu. No final da Paula Souza, ao lado da Igreja do Bom Jesus - local da fundação da cidade, encontra-se o prédio da antiga Fábrica São Luiz, primeira fábrica de tecidos movida a vapor do Estado de São Paulo, hoje transformada em um espaço de encontro para um dedo de prosa, na Cafeteria São Luiz. Aproveite para visitar e conversar com os proprietários Ricado e Sofia, responsáveis pela preservação desse patrimônio.
Lá também você poderá conhecer o Sergirson e o Jair, artesãos de peças populares, e a Nancy, artista plástica ituana. A Prótur (Associação em prol do Turismo de Itu), uma entidade da sociedade civil que promove o turismo da cidade, também tem a sua sede no prédio da antiga fábrica. Venha visitar!
Os estrangeiros adoram Itu, por sua história, fazendas e hospitalidade. A London School – uma escola de Idiomas - está pilotando o projeto “Itu – Cidade Poliglota”, capacitando os profissionais da cidade para receberem os turistas nos idiomas inglês e espanhol. Portanto, os estrangeiros serão muito bem acolhidos também!
Julho é mês do Festival de Artes. Você terá oportunidade de conhecer orquestras, bandas e conjuntos musicais. Também uma boa seresta e nossa companheira moda de viola.
Mas não pensem que esquecemos da garotada jovem: Plaza Shopping, cyber cafés, Gran Boliche, bares e danceterias. Arvorismo, Tirolesa, cavalgadas... Itu tem tudo isso sim!!! E não esqueça de comprar um lembranção de Itu, afinal já faz parte do folclore nacional.
Para acomodar toda essa gente que vem nos visitar, Itu dispõe de ampla rede de hotéis como o Comfort Hotel, Itu Plaza, Itu Colonial, Hotel do KK, Vila do Conde e pousadas rurais como a do Raul - Sítio Moinho Velho e a Chácara da Felicidade, da italiana D. Eugênia, além das fazendas que também hospedam – Capoava e Pirahy.
E para degustar nossas delícias, Itu tem ótimas alternativas de restaurantes: La Bonna Pizza, Restaurante das Pedras, Restaurante do Comfort, Villa Phenix e o Requinte Caseiro.
Se você quiser saber mais, dê uma espiadinha no www.itu.com.br, o portal que mostra tudo de bom que Itu tem!
Estamos esperando por você! É um pulinho de São Paulo. Passe férias em Itu!