Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Férias em Itu

Meus filhos estão entrando em férias, assim como muitas crianças que moram em Itu e tantas outras que não moram. Tenho muitos amigos de São Paulo que vêm passar as férias em Itu. E nós, moradores, será que conhecemos e aproveitamos tudo o que Itu tem a oferecer para as nossas crianças?
Itu, a cidade dos condomínios, recebe nas férias centenas de semi-moradores que se aconchegam nessa terra para respirar o ar puro do interior. Muitos também não se aventuram a sair de suas casas para desbravar os horizontes do turismo ituano, não indo muito além dos muros de seus condomínios. E nós, moradores, será que vamos além de nossos muros?
Não pretendo nesse artigo fazer propaganda de lugar algum. Mas não consigo falar de férias em Itu sem lembrar das fazendas e de suas cavalgadas que as crianças e jovens tanto gostam, da vivência rural que os campings oferecem, dos pesqueiros e suas atrações que nos divertem por vários dias, dos museus e suas propostas pedagógicas, das compras e programas diferentes, como ouvir um concerto, um coral ou uma banda no coreto da praça.
Não dá para esquecer a Fazenda do Chocolate, que recebe há quase 20 anos centenas de famílias para passeios de um dia, amparadas pelo carinho do Luis e da Célia em cada detalhe. Ou a Fazenda Pirahy com a turminha "Pirakids" (que tem até camiseta do clube!) e com a recepção calorosa e animada do casal João Pacheco e Roberta (Bob). O Sitio Moinho Velho é um lugar muito especial para os adultos que querem curtir um descanso diferente em uma casa familiar, charmosamente decorada, com um anfitrião de primeira, o Raul. Tem também a Adriana da Fazenda Vesúvio, que fica na divisa de Itu com Salto, a Fazenda Concórdia e os deliciosos quitutes da D. Rasma, a Fazenda Bela Vista e o inesquecível passeio do cafezal ao cafezinho, conduzido pela querida Bebel. A histórica Fazenda Capoava exala estilo brasileiro com o requinte digno dos hotéis "Roteiros de Charme", traduzido nas cores da natureza e da saborosa comida. Nas férias, oferece uma programação especial para todas as idades.
E o Pesqueiro Maeda? Se você pensa que lá é um lugar para quem gosta de pescar, vai se surpreender ao conhecê-lo. O difícil é agüentar as crianças depois, pedindo para voltar.
Mas também há quem não quer saber de vida rural. Tudo bem, Itu tem muitas opções: passear na praça, andar de trenzinho, tomar um sorvete, dar comida para os passarinhos e comer pipoca é um programa singelo que não é comum nas grandes cidades. Boas compras e cinema pode ser um programa para quem prefere uma tarde no shopping. Visitar o Museu da Energia e participar da vivência interativa que ele oferece, ou o Museu Republicano que sempre promove eventos artísticos e culturais são outras possibilidades. Tem também a Casa do Barão e suas exposições e apresentações de música e teatro.
Aventura? Sim, temos. Trilhas, bike, arvorismo, tiroleza e por aí vai.
Nós, do PróTur, conhecemos e acreditamos nesse potencial. Por isso, o nosso convite é para você: vá além das fronteiras do que já conhece. Escolha o turismo que mais combina com você e aproveite as suas férias em Itu!
Comentários