Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 19 de junho de 2008

Feng Shui - Em nome da Organização

Crédito: Foto e Trabalho by yvone Feng Shui - Em nome da Organização
Yin é tranqüilidade-yang é ação criativa do sábio
Essas duas palavrinhas chinesas invadiram nosso vocabulário e já estão tão integradas às conversas, que quase dispensam explicações.
Esse artigo foi baseado no que aprendi em cursos, livros, revistas especializadas e fontes diversas.  
 
Feng Shui é o nome de uma pratica taoísta – antiqüíssima filosofia chinesa – que sugere como organizar o espaço para permitir um melhor fluxo de energia vital dentro dos ambientes e, assim, beneficiar a vida dos seus habitantes.
 
A técnica revela os laços entre a organização e o sucesso afetivo e profissional. Os armários, por exemplo, não guardam apenas roupas, sapatos, acessórios.
 
Para quem acha que é apenas a porta para um grande e insolúvel entulho íntimo, vale ficar atento ao significado dessas desarrumações rotineiro foco de bagunça. Arrumá-los nos dá a sensação reconfortante de que estamos colocando ordem em nossas vidas no sentido mais amplo.
 
Mas qual a relação possível entre um ambiente transformado em pardieiro, pilhas de revistas que lambem o teto e cataclismos nos armários, com o sucesso o amor, a saúde e a prosperidade?
 
Na cultura ocidental, uma boa faxina é apenas uma boa faxina, mas para os especialistas de Feng Shui há mais coisas entre quartinhos revirados e destinos encruados do que imagina nossa vã e noviça civilização.
 
Na China, esses princípios são levados muito a serio há milhares de anos. Felizmente o Ocidente se rende aos seus mistérios, na busca da felicidade e da paz de espírito.
 
Sinceramente falando, também acredito muito nisso, muito mais por intuição do que crença na filosofia chinesa. Encaro a arrumação como um exercício de auto-purificação e abertura para o novo
 
Antes de aplicar qualquer método de energização para ativar a prosperidade, vale lembrar que é preciso abrir caminho para o ch’i (energia vital que existe em nós e no meio ambiente). Para isso é preciso fazer uma faxina geral.
 
Seja na casa, no escritório ou até na mesa de trabalho, é preciso haver um fluxo constante de energia vital, conhecido pelos chineses como ch'i, se esse fluxo é bloqueado pela bagunça e desorganização a energia vital não flui. O mesmo que ocorre na moradia também sucede na vida, a casa é seu espelho.
 
O primeiro passo é perceber onde estão essas poças caseiras de energia estagnada, quais os locais em que há acúmulo desse negativismo, chamado pelos chineses de sha - Objetos quebrados, trincados ou entulhados em armários, roupas sem uso, móveis que atrapalham a passagem, tudo isso compromete o fluxo.
 
Dependendo da área em que está localizada a bagunça, ela prejudica o lado pessoal, o profissional, o amoroso... E por aí vai".  
 
Depois de se certificar dos pontos críticos, é preciso ter muita vontade de mudar.
Os consultores recomendam começar aos poucos. É perda de tempo imaginar que é possível arrumar tudo em apenas um dia, a desistência torna-se fato ao primeiro sinal de exaustão, fiquem alertas.
 
Estabeleça um ponto para marcar o início de seu processo de organização, se você começou pela entrada da casa, por exemplo, ponha no local um vaso com flores. Ele vai lembrá-lo de que você iniciou um trabalho e que deve terminá-lo. Se possível, antes murchem.
 
Comece, então, pelo armarinho do banheiro, pelas gavetas, mesa de trabalho ou até pela bolsa. Também é importante conscientizar-se de que ao arrumar a casa você está atraindo sorte, amor e prosperidade para si mesmo - A intenção é um dos recursos mais importantes do Feng Shui.
 
Como limpar as energias negativas:
- use um pano umedecido em água e seis gotas de óleo essencial de eucalipto, ele retira as energias negativas.
 
Passo a passo
- Consertem aquilo que está quebrado o mais rápido possível.
- Não guarde nada danificado por mais de uma semana, achando que um dia vai consertar se tiver dificuldade em se desfazer de roupas, acessórios ou objetos, não hesite - Só tirando o velho sobra espaço para o novo.
- Mantenha os vidros sempre limpos, as janelas são os olhos da casa através delas enxergamos o mundo, se estiverem sujas, é mais difícil ver os caminhos da vida.
- Use a melhor louça que tiver em casa.
- Descubra os sofás.
- Pise no tapete branco.
- Usufrua as coisas boas que você tem e não as reserve só para as visitas.
- Estenda a arrumação para seus papéis e documentos.
- Organize sua bolsa, carteira e agenda.
- Faça doações do que não quiser mais - Elas retornam em alegria e felicidade.
 
Lembre-se, harmonia atrai harmonia, a desorganização é como um foco infeccioso espalha-se pela moradia e também pela vida, a energia vital não flui.
 
O Feng Shui também ensina que mais importante do que o ritual é a int
Comentários