Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 11 de junho de 2012

Feliz Dia dos Namorados

Crédito: lovers b © Roman Dekan #2053022 Feliz Dia dos Namorados

Outra vez é 12 de junho - o dia dos namorados.

Tenho ouvido que a data anda em baixa, salvo para os comerciantes que fazem a festa, que as pessoas deixaram de se relacionar e de se amar; que a imagem de um casamento feliz só aparece em programas antigos de televisão; que o amor virou peça de museu; que estamos na era do ficar.

Será isso mesmo?

Olham-me como se estivessem vendo um marciano, quando descobrem que eu tenho trinta e tantos anos de casado, e com a mesma mulher. Alguns perguntam: Como você aguenta? Outros, metidos a engraçadinhos: Como sua mulher aguentou?

Bem, se querem a fórmula, lá vai.

Realmente, ninguém aguenta mesmo ficar casado com a mesma mulher ou o meesmo homem durante trinta e tantos anos. Para que isso não aconteça, cabe a cada um transforme-se, muder a cada dia, renascer.

É fácil: comece por mudar o cabelo, emagreça, aprenda uma nova língua, faça outra faculdade, aprenda informática, capoeira, tango, vá a restaurantes novos, converse com novas pessoas, atualize o seu vocabulário e os seus hábitos.

Li que as pessoas que se separam emagrecem de oito a dez quilos no primeiro ano. Além disso, trocam de casa, trocam os móveis, renovam o guardarroupa. Ou seja, transformam-se em outra pessoa.

Faça isso também, transforme-se em outra pessoa de vez em quando. Não é preciso separar-se. Invista no seu casamento. Troque a mobília, ninguém aguenta uma decoração desbotada, visite novos lugares, aprenda novas piadas. Seja outra pessoa de tempos em tempos.

Sempre estive casado com uma mulher diferente. Agora mesmo ela é universitária. Novos horizontes, novos assuntos, novos desafios, nova mulher. Faça isso, vale a pena.

Feliz Dia dos Namorados, meu amor.

Feliz Dia do Namorados, caro leitor.

Comentários