Colunistas

Publicado: Sábado, 26 de março de 2011

Feliz aniversário, Twitter!

Feliz aniversário, Twitter!
Primeira mensagem publicada no Twitter em 2006

Fundado em 21 de março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, o Twitter já é uma rede social e uma ferramenta de comunicação que dispensa apresentações. Mais do que isso, é um grande símbolo da revolução digital da informação pela qual passamos: Twitter é o local onde as notícias surgem e se espalham com mais velocidade do que qualquer outra plataforma de comunicação, gerando uma rede de informações como nunca antes existiu. Grandes acontecimentos da história recente, como a eleição de Barack Obama, a revolta popular que derrubou o ditador do Egito e o terremoto que devastou parte do Japão, tiveram passagem marcante no Twitter, seja ele servindo como ferramenta de propaganda ou divulgação de notícias em primeira mão.

Tendo acabado de completar 5 anos, o Twitter divulgou alguns números incríveis em seu blog oficial: em fevereiro passado, o número de mensagens postadas por dia ultrapassou a casa dos 177 milhões, fechando então uma média de 6.939 tweets por segundo. Na metade desse mês, o número de contas criadas por dia chegou a 572 mil. A empresa que começou com 8 funcionários, conta agora com mais de 400.

Mesmo já consolidado, conhecido, popular, o Twitter ainda encontra resistência de um bom grupo de internautas. Dados oficiais mostram que poucos usuários da rede escrevem muito, enquanto muitos usuários escrevem pouco, ou até abandonam suas contas. De fato, o Twitter é uma ferramenta que demora a cativar o usuário seus novos usuários. Aparentemente muito simples de ser usado, o Twitter guarda peculiaridades que apenas com certo tempo de uso são entendidas pelos usuários. Afinal, como fazer bom uso do Twitter?

Todo tweet começa com a pergunta: What’s happening? (o que está acontecendo?); e aparentemente muitos usuários levam isso ao pé da letra, que passam a usar a ferramenta para dizer se estão com fome, com sede, se saíram do banho, se estão com dor no pé etc. Twitter é muito mais do que isso. Por isso, a primeira dica para o bom uso do Twitter é: evite ser uma pessoa chata. Parece óbvio, mas não é. Fale um pouco menos sobre as coisas que você está fazendo e aproveite para compartilhar conteúdos, seus gostos, boas dicas, opiniões. Usar o Twitter para descarregar todas as suas tensões e apenas reclamar da vida também é um ótimo jeito de se conseguiu um unfollow. Lógico que uma reclamação ou outra é permitida, afinal não é todo dia que estamos totalmente de bem com a vida, mas ainda assim, é bom moderar.

A ferramenta é um excelente meio para compartilhamento de links interessantes que você encontra pela Internet. Sejam vídeos no youtube, textos de blogs ou portais de notícias, tudo pode ser compartilhado lá. É também um ótimo meio para compartilhar as informações de outras mídias sociais que você eventualmente participe, por exemplo, se você postou uma nova foto no seu Flickr ou escreveu um novo texto em seu blog, aproveite para divulgar em seu Twitter. Se o link que você deseja compartilhar é muito longo, use um dos chamados encurtadores de URL, como o Migre.me. Como o número de caracteres no Twitter é limitado, é sempre bom economizar espaço.

O Twitter tem regras de conduta diferentes de outras ferramentas, como Orkut e Facebook por exemplo. Nesses chamados sites de relacionamento, é costume adicionar como amigos apenas pessoas que você conhece na vida real. No Twitter não é assim. Desde seu surgimento, é costume que o usuário possa seguir qualquer pessoa, seja seu conhecido ou não. A condição fundamental para seguir uma pessoa no Twitter passa a ser o conteúdo do que ela escreve, e não quem ela é. Além disso, milhares de celebridades e marcas famosas estão no Twitter, e segui-los está ao alcance de qualquer um. É uma forma de interação real nunca antes experimentada.

Para poder conversar, ser visto e fazer novas amizades no Twitter, é fundamental poder ser encontrado na rede. Algumas dicas podem ajudar nisso: forneça sua descrição em seu perfil, pois é interessante saber quem uma pessoa é e do que ela gosta antes de segui-la. Além disso, faça bom uso das hashtags em suas mensagens.

Hashtags são palavras precedidas pelo símbolo # que geram um link direto para a busca do Twitter. Por exemplo, se você utilizar a hasgtag #fotografia em um tweet, criará um link para qualquer usuário encontrar todas os outros tweets com essa mesma palavra. O número de pessoas que utiliza uma mesma hashtag influencia diretamente para ela se tornar um dos assuntos mais falados no Twitter. Algumas hashtags famosas foram #worldcup, usada nas mensagens que falavam sobre a Copa da África, e o #forasarney, quando um grupo de pessoas influentes se uniu para pedir a saída do presidente do Senado.

O Twitter alterou complemente o modo como marcas e empresas se relacionam com os consumidores. No Twitter, as pessoas podem falar livremente sobre uma marca, ou seja, mesmo que uma empresa não tenha um perfil no Twitter ela está lá, sendo comentada, indicada, elogiada ou até mesmo criticada. Por isso a importância de empresas manterem perfis na rede, seja para manter um relacionamento com os clientes, fornecendo novidades, conteúdos relevantes, ou mesmo para se defender quando alguém faz uma reclamação. O modo como uma empresa usa as redes sociais determina sua reputação na internet, como no caso recente em que uma consumidora insatisfeita com um carro recém comprado que não funcionava fez um vídeo e postou no Youtube. O resultado foi que durante vários dias a montadora foi criticada no Twitter, sofrendo grandes danos a sua marca. O Twitter é um ótimo meio para conhecer novas marcas, produtos, e até mesmo para que consumidores possam fazer parte das marcas como nunca antes foi possível.

Twitter é uma também uma ferramenta para que pessoas possam se ajudar e se solidarizar. Só nesse mês de março, duas histórias de ajuda que começaram no Twitter alcançaram novas mídias e sensibilizaram milhares de usuários. A primeira foi a da pequena Ana Luiza, de 7 anos, que precisava de doação de sangue para tratamento de um câncer. Sua mãe fez o apelo através de um blog e iniciou o pedido de ajuda no Twitter. Em pouco tempo mais de 8 mil usuários da rede pediram doações de sangue através da hashtag #ForcaAnaLuiza. Outro caso mais recente, e que também mostrou como o bom uso do Twitter pode atingir marcas que cometem erros, foi o do cachorro Pinpoo, que deveria embarcar de avião em uma viagem de Porto Alegra para o Espírito Santo através do serviço de cargas de uma grande companhia aérea. Porém, o cachorro desapareceu, o que motivou um grande levante no Twitter, com milhares de usuários pedindo que a companhia aére

Comentários