Colunistas

Publicado: Terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Feliz 2007... Parabéns à Diocese!

Crédito: Divulgação Feliz 2007... Parabéns à Diocese!
Dom Lorenzo visita Jundiaí pela primeira vez
Ao entrar do ano novo de 2007, a Diocese de Jundiaí estará celebrando festivamente seus quarenta anos de existência com uma grande festa no dia 7 de janeiro próximo, solenidade da Epifania do Senhor. Tudo preparado, a Igreja aguarda a ilustre visita, pela vez primeira, do atual Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, que representa a pessoa do Santo Padre, o Papa, no Brasil.
Bendito o que vem em nome do Senhor!

O sentimento que perpassa o coração dos fiéis e de seus pastores tem sua fonte na palavra de Jesus registrada no Evangelho de Mateus: Quem vos recebe, a mim recebe e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa própria de um profeta e aquele que recebe um justo na qualidade de justo receberá a recompensa própria de um justo (Mt 10,40).

Como peregrino da Paz, o Bispo de Roma, Sucessor de Pedro no primado das Igrejas, está presente de forma efetiva nas nações através de seus núncios apostólicos ou outras formas de representação, a fim de garantir visivelmente a ação de Cristo no mundo. Os núncios mantêm, em nome do Papa, contato direto com os demais prelados para vários serviços de caráter eminentemente pastoral, entre os quais os encaminhamentos para a eleição de novos bispos.

A visita do Núncio Apostólico às festas de Jundiaí traz a presença simbólica de quatro papas: a de Paulo VI que criou a Diocese em 1967 pela Bula Quantum Conferat, e nomeou o primeiro bispo, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto; a de João Paulo I que pastoreou a Igreja por apenas um mês em 1978; a de João Paulo II que nomeou os três sucessores de Dom Gabriel, e a do atual Papa Bento XVI.

Dom Lorenzo Baldisseri está no Brasil desde 2002, tendo já trabalhado anteriormente como secretário e conselheiro da Nunciatura brasileira antes de ser ordenado bispo.

Em preparação para a grande festa, durante todo o ano de 2006, foram feitas celebrações em todas as cidades da Diocese e promovidas várias atividades na linha da revisão e do planejamento pastoral, em vista da comemoração da efeméride. A imagem da Sagrada Família de Nazaré, que contém a Padroeira diocesana, percorreu todas as paróquias como símbolo visível da presença invisível de Deus na história da humanidade, incentivando a todos para a reflexão bíblica, motivando a oração de gratidão e súplica. Na última semana do ano que finda, ela retorna à sede da Diocese, trazendo simbolicamente os corações dos diocesanos que se preparam para a grande festa do dia 7 de janeiro, a Epifania do Senhor na Igreja de Jundiaí.

O ano novo que chega indica tempos novos uma vez que, através das conclusões da VII Assembléia Diocesana de Pastoral realizada a 18 de novembro passado, assumiremos um arrojado e inovador projeto de evangelização que promete dar excelentes frutos se for assumido com o esperado empenho do clero e dos leigos. Tal projeto terá início prático a partir de fevereiro tendo como eixo central a dimensão missionária na Pastoral de Conjunto.
Marcarão as celebrações do início deste ano novo a presença dos nossos dois missionários, padre Venilton Calheiros e padre José Luiz Nascibem, que desde o início do ano comemorativo estão em Marabá-PA, realizando a missão além-fronteiras em nome de nossa Igreja Particular.

Ano novo é tempo de novas esperanças, novo ânimo e novas iniciativas. As comemorações do quadragésimo aniversário sejam causa de impulso para nova vida, à maneira do encontro da terra da promissão, após os quarenta anos de caminhada do Povo de Deus.

Além das comemorações já anunciadas, alguns novos passos serão dados como a ampliação arquitetônica do seminário diocesano a fim de que possa receber maior número de seminaristas; será inaugurado o Centro de Formação para a Evangelização Católica como parte da formação dos futuros presbíteros; será oferecido ao público o livro Evangelizando com sinais dos passos dados na vida pastoral dos últimos três anos; serão realizadas homenagens aos três primeiros bispos falecidos, Dom Gabriel, Dom Roberto e Dom Amaury e por fim será lançado o vinho comemorativo gentilmente doado pela Empresa Cereser, com o qual a Diocese quer homenagear o velho Humberto Cereser, homem de profunda religiosidade genuinamente católica que por muitos anos, até a década de 30, fabricou, em Jundiaí, o vinho para as missas. Em breve, estarão nas mãos dos diocesanos a História da Diocese e as Conclusões da Expo-Social Diocesana.

Desejo a todos os caros diocesanos as melhores bênçãos no ano novo e os mais expressivos sorrisos de Deus para cada um.
Comentários