Colunistas

Publicado: Domingo, 20 de janeiro de 2008

Febre Amarela: aviso aos navegantes

Febre Amarela: aviso aos navegantes
Zona de risco febre amarela ( em verde e vermelho)
O mapa é apenas o inicio da decodificação popular sobre o mito da febre amarela. Ela é uma doença grave? Sim. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes? Sim. Ela tem vacina? Sim.
 
Todas as informações veiculadas pela mídia no ultimo mês são corretas, mas é errado o pânico das pessoas em relação ao risco da doença.
 
A vacinação preventiva hoje só está indicada para quem viaja ou reside nas zonas de risco (em verde no mapa) Na zona de transição (vermelha), a lista dos municípios de risco está disponibilizada em todas as Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e deve ser de domínio publico. Veja o mapa com áreas de risco em tamanho maior!
 
Fora isso, o discurso de sempre: combate aos mosquitos e seus criadouros. Não há como fugir dessa responsabilidade individual, porque vivemos num país tropical (leia-se chuvas e calor em excesso) que facilita condições favoráveis para reprodução de mosquitos, hoje vilões e transmissores de doenças ainda sem respostas rápidas pela Ciência (caso da Dengue e Malária)
 
O Ministério da Saúde já imunizou contra a febre amarela pelo menos 117 milhões de brasileiros nos últimos 7 anos, a maioria da população encontra-se protegida e vacinada.
 
Mas, de tempo em tempo, vemos essas doenças emergirem novamente e nos acordarem da zona de conforto, despertando o papel coletivo.
 
Erroneamente pensamos que o controle de uma doença é só governamental. A responsabilidade é compartilhada por todos na Prevenção e Controle dos diversos fatores que colaboram com a evolução de um surto.
 
Entramos nessa semana no período que antecede o carnaval, quando milhões de pessoas se locomovem, rompem fronteiras municipais e se misturam a riscos secretos e subliminares.
 
Se você for viajar pra alguma zona de risco e nunca foi vacinado contra a febre amarela, previna-se. Os relatos dos casos até agora são de casos adquiridos por invasão de humanos não vacinados em áreas silvestres (o famoso eco-passeio ou aquele descanso maravilhoso numa fazenda cercada de natureza) A vacinação deve ser feita somente a cada 10 anos (não precisa se vacinar de novo!!) e com 10 dias de antecedência à sua viagem.
 
Mas não descuidem da Dengue, essa sim tem tudo pra explodir após o Carnaval, situação conhecida desde o segundo semestre do ultimo ano. Verifiquem focos de mosquitos, mesmo em hotéis ou casa de amigos. Usem repelentes.
 
E se não for pedir muito aos navegantes, sedentos de diversão, usem a camisinha! Eis uma campanha contínua que deve ser intensificada nessa época. Na pesquisa on line do itu.com.br, tivemos respostas assustadoras mostrando que somente 39% são usuários de camisinhas numa relação sexual, 44 % não usam e 17% são usuários “ocasionais” ... é brincadeira ?
 
Caramba, com tudo que a Medicina evolui em termos de Prevenção, você vai ficar parado aí, ocupando tempo e espaço do seu Anjo da Guarda dessa forma ? Acorda!
 

Informação que vira atitude transforma o mundo.


Comentários