Colunistas

Publicado: Terça-feira, 12 de maio de 2015

Fanboys

Fanboys

Acho que depois do cristianismo o que mais reúne fanáticos é “Star Wars”. Com uma legião enorme de fãs, no qual “a força” realmente virou uma religião, principalmente na Inglaterra. Os fãs da saga de George Lucas surgem com uma seita. Principalmente depois do anuncio que a Disney comprou os direitos da Lucas arts, parece que teremos mais uns 4 filmes, já não bastava o que fizeram com a nova trilogia, vão aumentar agora o leque das produções. Mas bem parece que a “nova onda” trouxe fãs novos. A maioria “poser”, mas também pessoas que estão dispostas a conhecer mais a fundo o universo de Star Wars.

Em 2009, foi lançado um filme que pega muito esse espírito do “fanboy” é o divertido “Fanboys”! Dirigido por Kyle Newman que estréia na direção em seu primeiro longa-metragem. O filme reúne também vários atores de começo de carreira e também os “esquecidos” de Star Wars, que ficaram com o lado negro da fama. Carrie Fisher a eterna Princesa Leia e Billy Dee Williams nosso querido Lando Calrissian. Além claro de celebridades do mundo nerd como William Shatner nosso capitão Kirk e os “nerd freak” como Kevin Smith e Jason Mewes o “Jay and Silent Bob”.

A história do filme é muito engraçada e despreocupada. Parece que o filme realmente foi feito por fãs de Star Wars. Tudo começa em 1998 quando 4 amigos se reencontram numa festa de halloween. Eric (Sam Huntington) deixa seu lado nerd pra assumir os negócios do seu pai como vendedor de carros. Mas essa noite é especial quando ele encontra Linus (Chris Marquette), Hutch (Dan Fogler) e Windows (Jay Baruchel). Os amigos estão mais uma vez reunidos e assim reacendem a paixão por Star Wars e as “nerdices” comuns entre eles. A rejeição com Eric é um ponto comum entre todos, digo isso porque sempre temos um amigo que diz que quadrinhos, RPG e filmes de heróis são coisas de crianças e abandonou isso há 10 anos. Particularmente acho esse discurso mais falso do que paredão do BBB.

Mas quando Hutch e Windows vão até Eric e revela que Linus está com câncer, eles decidem realizar o ultimo desejo do amigo e invadir o rancho Skywalker. O Episodio 1 está quase pronto (coitados), mas no meio disso eles precisam passar por vários caminhos. O legal do filme é como ele invoca o espírito do nerd antes da internet dominar tudo. E mostra como realmente era difícil ser nerd nos anos 90.

Outra parte legal do filme é quando eles chegam à propriedade do George Lucas e a casa dele é repleta de coisas das produções que vão do próprio “Star Wars” até “Indiana Jones”, “Willow - Na Terra da Magia” e o clássico Cult “THX”.

Um filme repleto de referencias e que não se leva a sério e com várias piadas com a própria franquia e com os próprios trekeers. Que deixa tudo mais divertido. Fanboys é uma própria piada tanto com Star Wars e com os próprios fãs. Mas também é original ao imaginar uma aventura onde reunir os amigos e explorar um assunto é mais divertido do que ser fã propriamente dito. Vale muito a pena se divertir com o filme e ainda mais assistir a franquia antiga e ver George Lucas no auge antes de ser dominado pelo negro da força, ou melhor, do lucro.

Comentários