Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 13 de março de 2006

Falta muito pra ser um parque

Como de costume, neste ultimo domingo reunimos a galera e saímos dar uma volta de bike. Como o gostinho de terra na boca, natureza, um pouco de subida e muita descida é a preferência da maioria e também por estarmos realizando a II Pedalada das Meninas, uma idéia da minha esposa Elaine que foi um enorme sucesso no ano passado, atraindo meninas de varias regiões para uma pedalada em comemoração ao dia internacional das mulheres e que este ano contou com a parceria do Camping Cabreúva, decidimos por um roteiro misto, com um pouco de tudo, asfalto, terra, subida, descida, enfim tudo o que o mountain bike pode nos oferecer e sem causar traumas às meninas. Alias, dou meus parabéns à elas, pois superando medos e muitos obstáculos, provaram mais uma vez que com paciência e muita força de vontade é possível, e que estaremos sempre aqui para incentivá-las.

Passamos por lugares de beleza que só em Itu podemos encontrar, Camping Cabreúva, Estrada “Parque”, Fazenda do Chocolate, Camping Casarão, enfim um roteiro bonito e bem variado.

Dos nossos mais de 25 km de pedalada, mais da metade foi feita pela Estrada “Parque”, a qual infelizmente encontra-se em abandono total. O mato invadindo a pista obriga os ciclistas e as pessoas que fazem caminhadas a andarem quase no meio da via. Em termos de segurança, nem se fale! E o pior é que vários assaltos já foram registrados na estrada e muitos deles envolvendo ciclistas.

Não existe nenhum controle de velocidade e muito menos fiscalização. É comum caminhão e ônibus circulando ao longo da estrada e fazendo manobras arriscadas, principalmente em frente as entradas de acesso de fazendas, campings e locais de visitação.

O consumo de bebida alcoólica por motoristas é descarado, ao longo da estrada não existe telefone publico, nem mesmo onde se localiza a sede do SOS Mata Atlantica e toda estrutura para receber os visitantes. Em caso de acidentes, a Estrada “Parque” não conta com nenhum veiculo para prestar socorro. Somente uma viatura da concessionária que é responsável por atender toda a rodovia, da cidade de Santana de Parnaíba até Itu passa as vezes no local.

Para os que estão sempre passando pela estrada é perceptível notar que a mata que acompanha grande parte da estrada está encolhendo devido a constantes queimadas e a exploração de granito, principalmente do lado direito do Rio Tiete no sentido Itu a Cabreúva, o que é inadmissível, uma vez que a Estrada “Parque” faz parte de projetos realizados pela SOS Mata Atlântica, onde a preservação é o lema da entidade.

Enfim, falta muito para a estrada ser considerado um “Parque”, e sendo assim prefiro continuar chamando-a de Rodovia dos Romeiros, pois a sensação de ansiedade e de estarmos na mão de Deus, é bem maior que a sensação de paz e contemplação encontrada em um parque, onde a presença de Deus é notada nos pequenos detalhes da natureza.

Infelizmente estamos deixando de cuidar de um ótimo produto turístico. Tanto a cidade de Itu, quanto a de Cabreúva só tem a perder com esta atitude. Muitos empregos e projetos poderiam estar sendo criados e colocados em prática no local, atraindo mais visitantes e aumentando nosso potencial turístico.

Comentários