Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 7 de junho de 2018

Falando em Psicanálise

Falando em Psicanálise

Psicanálise clínica é um método de investigação da mente humana a partir do inconsciente, que permite ao analista e analisando compreenderem seus traumas, fobias, complexos, conflitos, transtornos, entre outros. A Psicanálise foi criada por Sigmund Freud e tem como marco inicial a publicação do livro “A Interpretação dos Sonhos”, lançado em 1899, mas com data impressa do ano seguinte, 1900, pois o desejo de seu autor era ser um marco no novo século. Além da interpretação do material apresentado em sonhos, Freud fazia uso da “associação livre”, isto é, pedia que seus analisandos falassem livremente tudo o que lhes viesse à mente, sem restrições, para que assim ambos tivessem acesso a todo conteúdo reprimido e traumas que somente os pacientes conheciam e que não contavam a mais ninguém e juntos poderiam dar direcionamento adequado a esses sofrimentos.

Freud percebeu que esses sofrimentos manifestavam-se de maneira inconsciente, sem prévia intenção e independente da vontade dos pacientes, através de atos falhos, lapsos, chistes, transferências, sonhos, entre outros. E precisou desenvolver vasta teoria que explicasse e desse conta não apenas de fomentar o tratamento como também desenvolver futuros analistas. Além da teoria do Inconsciente, o pai da Psicanálise desenvolveu um modelo estrutural que divide a mente humana em três instâncias denominadas aparelho psíquico, são elas:

ID: é a instância movida pelo princípio de prazer e evita o desprazer (mas vale lembrar que existe algo que está para além do princípio do prazer, pulsões), busca solução imediata, desconhece regras, moral, juízo, valores, é impulsiva e apenas quer satisfação. É totalmente inconsciente.

EGO: é a instância responsável pelo nosso princípio de realidade, é nele que se encontra a razão, é responsável pelos planejamentos e soluções, tem como função equilibrar os desejos do Id com as possibilidades oferecidas pela realidade, mas uma parte de si também é inconsciente.

SUPEREGO: é a instância onde introjeta-se a moral e os valores para se conviver em sociedade. É tudo aquilo que originalmente não pertence à pessoa, mas que lhe é atribuída ao longo da vida, tais como, ética, cultura, religião, crenças, normas, leis, regras, etc. Tem como função ser um censor e auxilia o Ego na tomada de decisões e planejamentos uma vez que é pelo Superego que o indivíduo tem contato com as regras normativas sociais e compreende que se não cumpri-las sofrerá tanto com punições externas sociais como por punições internas, movido pelo sentimento de culpa, por exemplo, por ter infringido alguma norma que lhe fere a moral.

É do conflito dessas três instâncias que surgem os sintomas que serão tratados pelo Psicanalista, é necessário que as três se harmonizem para que o paciente possa usufruir de uma vida saudável. Para o analisando usufruir dessa experiência  é necessário ambiente acolhedor e apropriado, denominado “setting psicanalítico”, que nada mais é que a sala devidamente configurada para realizar o recebimento dos pacientes de forma a facilitar a manifestação do inconsciente e seus conflitos.

É para essa jornada única que você é convidado ao entrar no setting, e claro, nesse percurso irá ter um encontro com a pessoa mais importante de sua vida, você!

 

Comentários