Colunistas

Publicado: Terça-feira, 3 de março de 2009

Faça buscas eficientes pelo mecanismo do Google

Faça buscas eficientes pelo mecanismo do Google
Mais de 100 milhões de consultas por dia
Quem nunca usou o mecanismo de busca do Google: www.google.com.br? Sou suspeito para falar sobre isso, porque o buscador do Google é como se fosse o arroz e feijão da internet pra mim. Ele funciona como uma base para se tirar as dúvidas, localizar novos assuntos, conteúdos e muito mais da forma mais eficiente possível. Sempre quando estou diante de um problema, independente da área, sempre me vem à cabeça o Google, também não é pra menos, hoje ele conta com 1,3 bilhões de páginas oferecendo resultados relevantes para usuários de todo o mundo, normalmente em menos de meio segundo. Hoje o Google responde a mais de 100 milhões de consultas por dia.

Agora vem o ponto mais importante deste artigo: você sabe usar todos os benefícios que ele disponibiliza na busca? Já utilizou a busca para saber a definição de uma palavra de forma simples e objetiva? Usou como se fosse uma calculadora? Como conversor de temperaturas, moedas e outros? Pois bem, vou listar abaixo alguns comandos que farão parte de sua vida, pode ter certeza disso. Confira:

- OR (OU): faz busca alternativa entre duas palavras especificadas. Exemplos: caneta (azul OR vermelha) / café (amargo OR doce).

- Define:
use para buscar a definição exata, de forma simples e objetiva de uma palavra. Exemplo: define:banana / define:tecnologia.

- Calculadora:
efetua contas matemáticas apenas digitando os valores e suas ações. Exemplos: 850/10 / 40*2.

- Movie:
digitando esse comando é possível procurar por títulos de filmes facilmente. Exemplo: movie:Marley & Eu.

- Director:
procura por diretor de determinado filme (em inglês). Exemplo: director: marley & Me.

- Conversão:
você consegue converter moedas (real em dólar), temperaturas (Celsius para Fahreinheit), distâncias (Milhas em Kilômetros) e velocidades (KPH para MPH). Exemplos: 80 real in dollar / 200 C in F / 258 miles in kilometers / 54 kph to mph.

- Info:
mostra os dados que o Google tem armazenado sobre algum web site. Exemplo: info:www.uol.com.br.

- Link:
procura links externos que apontam para um determinado site. Exemplo: link:www.baixaki.com.br.

- Weather:
mostra a previsão do tempo nas principais cidades do mundo. Exemplos: weather:rio de janeiro / weather:buenos Aires.

- Filetype:
busca arquivos de acordo com sua especificação. Exemplos: itu.jpg / teatros.pdf.

- Allinurl:
busca uma determinada palavra através de endereços de sites. Exemplo: allinurl:humor.

- Intitle:
busca uma determinada palavra em títulos de sites. Exemplo: intitle:cidade do interior.

- Sinal de subtração ou filtro:
faz a busca levando em consideração o que está antes do sinal de subtração. O que fica após ele, será excluído do resultado. Exemplo: superdownloads -downloads.

- Asterisco ou coringa:
utilizando asterisco na busca, ele se torna um coringa, ou seja, corresponde a uma palavra aleatória que o sistema pode exibir na busca, não sendo especificada qual seria. Exemplo: arroz * feijão.

- Palavra-chave + site:
busca uma palavra dentro de um web site definido. Exemplo: diversão site:www.terra.com.br.

- Entre aspas:
usando aspas você consegue fazer uma busca exata do que está procurando, de forma agrupada. Exemplo: “desmatamento na Amazônia”.

Espero ter desvendado um pouco mais sobre o mecanismo do Google... ele está cada vez mais se aperfeiçoando para tornar a busca uma experiência inesquecível para todos.

> Dica de vídeo

A dica da semana vai para uma reportagem que passou no Olhar Digital no dia 6 de novembro de 2008. No vídeo você conhece a rotina do Google, empresa eleita por dois anos consecutivos como a marca mais poderosa do mundo.



> Sugestões de web sites


Yahoo! Cadê?: Um ótimo site alternativo para se fazer busca de forma simples e objetiva. Vale a pena utilizá-lo: http://cade.yahoo.com.

Google Notícias Brasil: Através do Google Notícias você pesquisa e navega por 25.000 fontes de notícias atualizadas continuamente. Você consegue também fazer uma busca avançada pelo conteúdo armazenado. Para acessar: http://news.google.com.br.

> Curiosidades tecnológicas

Almofada MP3 Speaker Pillow: A almofada de pano speaker tem conector para MP3. Ela funciona com 2 pilhas AA. A caixa de som é super colorida e pintada no estilo “tie dye” que fez muito s
Comentários