Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fabio Seixas fala sobre o sucesso do Camiseteria

Fabio Seixas fala sobre o sucesso do Camiseteria
"Mas é importante se reinventar sempre"

A Web 2.0 é um termo utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web, cujo foco principal é a interação do internauta ao conteúdo disponível na rede. Sendo assim o poder está em suas mãos. Você participa... decide... vive uma experiência muito mais intensa do que era no começo da internet. Tudo isso é muito bonito de se ver, mas será que tem sustentabilidade aqui no Brasil? Para provar que a web 2.0 no Brasil pode ser lucrativa conversei com o Fabio Seixas, que junto com o Rodrigo David (designer), são os idealizadores do Camiseteria.

A grande razão para que o Camiseteria fosse um ótimo exemplo de web 2.0 é que o internauta pode participar do site, basta apenas se cadastrar. Com o cadastro feito é possível efetuar sua compra, enviar fotos para a galeria, participar de concursos, enviar comentários e sugestões, ganhar pontos que podem ser convertidos em produtos, dar uma camiseta de presente, e o melhor: enviar estampas que posteriormente serão votadas pelos próprios membros do site. A participação é mútua e o criador da estampa pode ter seu trabalho divulgado em diversos lugares e ainda ser premiado com uma quantia de créditos na conta e outra em dinheiro.

Fabio tem 34 anos, é empresário, analista de sistemas, sócio-fundador do Camiseteria e palestrante. Tem um blog, onde encontramos suas ideias e pensamentos sobre Internet, marketing, negócios, blogosfera, entre outros. Seixas deu conselhos para aqueles que desejam abrir uma start-up (empreendimento em fase de estruturação), contou como atingiram o break-even da empresa (ponto em que as receitas igualam os custos fixos e variáveis), falou sobre seus principais diferenciais em relação aos concorrentes, sobre formas de divulgação, faturamento e muito mais.

Confira agora a entrevista na íntegra que a coluna realizou com Fabio:

Murilo - Já foi provado. O Camiseteria, que em agosto completou 4 anos de vida, é um verdadeiro sucesso e um bem sucedido exemplo de empreendedorismo. Conte-nos Fabio, como tudo começou.
A idéia do Camiseteria surgiu em janeiro de 2005 quando o Rodrigo David, um dos sócios da empresa conheceu um empreendimento similar nos EUA e enxergou a oportunidade de trazer o modelo de negócio para o Brasil. A partir daí, começamos a criar a empresa e o site, o que levou 8 meses. Em agosto/2005 lançamos o site.

Murilo - Você faria tudo novamente se voltássemos no tempo? Arrepende-se de alguma decisão tomada no passado?
A decisão de criar a empresa eu faria novamente, mas faria algumas coisas diferentes. A experiência sempre agrega para a melhora na tomada de decisão. Mas não me arrependo de nenhuma decisão. Até as erradas foram boas, pois trouxeram aprendizado.

Murilo - Com uma ideia na mente e força de vontade já bastam para a abertura da empresa online? Quais conselhos você daria para o internauta que está interessado em abrir uma start-up?
Acho que é um tripé: ideia, força de vontade e capacidade. Ideias surgem para quem está preparado para recebê-las. Força de vontade se cultiva. Capacidade é algo que se aprende e desenvolve. Os conselhos que ofereço são simples:
- Seja neurótico, escute tudo, se interesse inicialmente por tudo, aprenda com isso. Esse conhecimento é gratuito.
- Tente. Erre. Tente novamente. Erre mais uma vez. Talvez na próxima você seja bem sucedido. Aprenda ao longo do caminho.
- Persevere sempre. Não deixe que pequenos ou grandes obstáculos o impeçam de ir adiante. Ache soluções criativas.

Murilo - Cite alguns momentos marcantes, tanto positivo quanto negativo da empresa nesses quatro anos de história.
Um dos momentos positivos foi quando atingimos o break-even com apenas quatro meses de empresa. Um feito para uma start-up. Os negativos eu deixo pra servir de aprendizado. :)

Murilo - Com o passar do tempo muitas empresas deixam de existir, entre os motivos podemos citar o aumento da concorrência e o desgaste da marca. Chega uma hora que temos que fazer um balanço geral sobre a atuação dela no mercado. Em algum momento vocês pensaram em desistir do Camiseteria? O que levou essa decisão?
Nunca pensamos em desistir. Sempre atingimos nossas metas e isso sempre nos motivou. Mas é importante se reinventar sempre, não deixar o ritmo diminuir.

Murilo - Qual o principal diferencial de vocês em relação aos concorrentes?
Atendimento, atendimento, atendimento, produtos de qualidade e simpatia.

Murilo - Quantas visitas por dia têm em média o Camiseteria?
Cerca de 15 mil visitas.

Murilo - Qual a forma de divulgação mais utilizada pela empresa? O que levou o Camiseteria a escolhê-la?
O Camiseteria nasceu e cresceu na base do boca-a-boca. Está no nosso DNA. Não fomos nós que escolhemos essa forma de divulgação, foi ela que nos escolheu. Usamos vários sites de mídia social não porque dão bom resultado, mas porque simplesmente faz todo o sentido para nós.

Murilo - Quais as formas de faturamento hoje da empresa?
O bacana do modelo de negócio do Camiseteria é que o público faz os produtos. São eles que definem a demanda. Então o faturamento reflete isso. Não há um estilo predominante.

Murilo - Em algum momento vocês pensaram em abrir uma filial na forma física?
Temos planos para nossa operação offline. Mas isso é surpresa.

Murilo - Hoje é possível um lojista revender os produtos do Camiseteria. Quantos revendedores a empresa têm espalhados pelo Brasil atualmente?
Já trabalhamos com alguns poucos revendedores no Brasil.

Murilo - Como o internauta pode interagir com o Camiseteria?
Através do site, e de redes sociais, usando nossos produtos, vendo outras pessoas usando nossos produtos. Todas essas são formas de interagir com a marca.

Murilo - O concurso de estampas é um dos temas principais do site. Quem teve a ideia de criá-lo? Como o internauta pode participar?
A idéia foi baseada numa empresa dos EUA que inventou essa forma de concurso de estampas. Qualquer internauta pode participar, bastando para isso enviar um desenho para o site para que os demais usuários possam votar e dizer o que acham.

Murilo - Quais as maneiras de se acumular pontos através do site? Em que eles podem ser convertidos? Qual o preço de cada ponto hoje?
Cada ponto vale R$ 1,00. Ao enviar fotos usando nossos produtos ou indicando amigos que comprem no site rendem pontos que podem ser trocados por desconto ou produtos de graça.

Murilo - De quantos funcionários, ou melh

Comentários